Josef Diez

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaborador

Áustria

Josef Diez

 

Para mim, a hospitalidade é…

“…Uma atitude presente desde há milénios em todas as culturas e nas religiões. Basicamente, é considerada um compromisso, até mesmo um direito e, portanto, um bem valioso a ser protegido”.

“… A hospitalidade na Ordem Hospitaleira dos Irmãos de S. João de Deus vai mais além: constitui um conjunto de princípios, regras e atividades claramente definidos, amplamente estruturados e detalhadamente descritos”.

As definições, obviamente, não são suficientes; para poder ser percecionada, a hospitalidade deve ser vivida. Todas as pessoas aceitas e assistidas nas estruturas dos Irmãos de São João de Deus podem testemunhar esta "vivência".

A transmissão da hospitalidade acontece, basicamente através dos Irmãos e dos colaboradores. No entanto, é preciso estar atentos a um risco: quanto mais se falar da hospitalidade, maior é o perigo de a transformar num conceito vazio e de relegar para segundo plano a hospitalidade vivida, reduzindo-a a mera teoria.

Apesar da crescente secularização e do afastamento das pessoas da Igreja, o objetivo comum de Irmãos, colaboradores e todos os outros membros da Família de S. João de Deus deve ser o de tornar a hospitalidade um facto que não necessite de ser publicitado. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page