Ireneu Gouveia

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

                  Irmão

Portugal

Ireneo Gouveia

 

Falar sobre a minha vocação em poucas palavras é algo muito difícil, há muitos acontecimentos importantes na minha caminhada vocacional. Muitos deles, só à luz do evangelho serão possíveis de se compreender. Desde criança que fui educado pelos meus pais numa verdadeira família cristã, as bases da educação coesa eram fundamentais para uma família de 11 membros. Sendo a Ilha da Madeira uma terra turística, desde logo, aprendi a acolher em casa quem passasse pelos caminhos pedestres a passear. A alegria e bom acolhimento dado pelos pais e irmãos as visitas, foram algo mercante na minha infância.

Foi desde criança acólito, mais tarde passei a ser responsável dos mesmos. Após o crisma, criei um grupo de jovens. Aos 16 anos conheci os Irmãos de São João de Deus numa experiencia de campo de férias. O serviço de hospitalidade ficou marcado para sempre, pelo exemplo transmitido pelos Irmãos Hospitaleiros.

Para mim estava claro que rumo deveria seguir, para meus pais e irmãos daquela casa não foi fácil assumir tal decisão pelo facto de eu ser um jovem bastante activo, nervoso e complexado, devido às dificuldades que a vida me tinha reservado.

Com 18 Anos, após acompanhamento do Pároco e Irmãos de São João de Deus, parti da Madeira para Lisboa; Dois anos em Fátima de experiencia Pré-Postulantado, com respectivo serviço militar, dois anos em Telhal de Postulando e dois anos em Espanha de Noviciado, me consagrei com os primeiros votos em 1997 à hospitalidade em Lisboa.

A dedicação à hospitalidade seguindo os passos de Jesus ao exemplo de São João de Deus exige todos os dias, um grande esforço. É necessário abandonar-se nas mãos de Deus para crescer espiritual e humanamente.

Hoje, sinto-me feliz pelo caminho percorrido e continuo a aprender que Ele me pede para espalhar cada vez mais estes vírus da Hospitalidade. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page