Encontro dos formadores e responsáveis pela Pastoral Vocacional

O encontro dos formadores e dos responsáveis pela pastoral vocacional começou na segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2016, em coincidência com o encerramento do ano dedicado às vocações hospitaleiras. A cerimónia de encerramento oficial terá lugar no dia 20 de janeiro, quarta-feira, data em que recordamos a conversão do nosso fundador, São João de Deus. Os participantes, provenientes de todas as províncias da Ordem, tiveram a oportunidade de se apresentarem reciprocamente na noite de domingo, 17 de janeiro, numa reunião familiar durante a qual os organizadores pediram que exprimissem em poucas palavras o que significou para eles o Ano Vocacional e o que esperam deste encontro.

 

Segunda-feira, 18 de janeiro

O encontro começou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Superior Geral, Ir. Jesús Etayo. Concelebraram o padre claretiano Juan Carlos Martos, moderador do encontro, e Gian Carlo Lapič. Os textos litúrgicos centraram-se especificamente na vocação, evocando o chamamento dos primeiros discípulos de Jesus: "Vinde e vede". Na homilia, o Superior Geral insistiu precisamente neste chamamento do Senhor, ao qual devemos responder positivamente, assumindo todas as exigências que isso implica. É esta a proposta que fazemos aos candidatos que querem entrar na nossa Família Hospitaleira: "Vinde e vede". Trata-se principalmente de uma resposta que se concretiza numa vida de fé e no testemunho de todos os dias.

Depois da celebração eucarística, os trabalhos da manhã prosseguiram com o discurso de abertura do Superior Geral, que destacou as exigências da resposta ao chamamento do Senhor e da pastoral vocacional. Em concreto, chamou a atenção dos participantes para os aspetos negativos que bloqueiam a vocação à vida religiosa, tais como o cansaço, a tristeza e o desânimo.

Devemos amar e compreender os jovens e acolhê-los e, especialmente, compreender o mundo em que eles vivem. Devemos descobrir as motivações profundas dos candidatos, para que, no momento da avaliação, possamos conhecer o percurso, a mudança e a conversão que ocorreram nas suas vidas. Os formadores devem dispor de provas sólidas que confirmem a vocação do candidato e compreender que não existe formação sem acompanhamento.

O Superior Geral concluiu a sua homilia interrogando os presentes sobre que tipo de futuro e que missão queremos para a Ordem, evidenciando porém sempre o facto de que, sem testemunhas, não haverá vocações.

Após a apresentação do programa de trabalho, as províncias fizeram uma apresentação da própria realidade concreta no âmbito vocacional e da formação.


19 de janeiro: aniversário da Fusão da Congregação dos Pequenos Irmãos do Bom Pastor com a Ordem

O dia começou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo P. Juan Carlos Martos, moderador do encontro, e concelebrada pelo Ir. Gian Carlo Lapič.

A sessão começou com uma introdução espiritual, animada pelo Ir. Yanka Sharma, Superior da Província Indiana.

Depois, o moderador delineou a dinâmica dos trabalhos adotada para o dia, começando com a apresentação do tema escolhido na reunião preparatória com a Comissão Geral de Pastoral Vocacional e Formação – concretamente, a pastoral vocacional segundo a abordagem e o ensinamento da Igreja. Para permitir a participação ativa de todos os presentes, o P. Martos submeteu à sua atenção um questionário ao qual cada um respondeu individualmente. A seguir, o P. Martos abordou, entre outras coisas, as seguintes questões:

A convicção de que Deus continua a chamar ainda hoje.

A vocação intimamente ligada à missão.

Os quatro pontos cardeais da pastoral vocacional.

A pastoral vocacional como compromisso para toda a comunidade dos cristãos.

Olhamos com esperança para a realidade da juventude de hoje, ainda disposta a escutar a voz do Senhor que se manifesta através da força e da graça do Espírito Santo. Após a exposição, teve lugar um intercâmbio de opiniões muito enriquecedor entre os participantes.

O dia 20 de janeiro, memória da conversão de S. João de Deus, começou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Ir. Pascual Piles. A sessão de trabalho iniciou às 09.00 horas, com uma introdução espiritual dinamizada pelo Ir. Francis, da Província Indiana. Sucessivamente, o Ir. Benigno Ramos tomou a palavra para lembrar aos participantes os objetivos da comissão e informar sobre as atividades realizadas em 2015, Ano dedicado às vocações hospitaleiras.

Antes de iniciarem os trabalhos de grupo, por regiões, foi dada a palavra ao Ir. Massimo Scribano, que apresentou o Centro de Genzano di Roma, pertencente à Província Romana da Ordem, onde os participantes se iriam deslocar na parte da tarde para o encerramento oficial do Ano Vocacional.

Depois dos trabalhos de grupo, cada Região ilustrou aos presentes as atividades realizadas ao longo do Ano Vocacional e os seus planos futuros no campo da promoção vocacional e no âmbito da formação.

Antes de concluir os trabalhos, o Ir. Lukasz, da Província Polaca, informou sobre as Jornadas dos Jovens Hospitaleiros que terão lugar na Polónia, por ocasião do Dia Mundial da Juventude.

À tarde, os participantes partiram para Genzano di Roma, onde foram recebidos pelo superior da Comunidade, o Ir. Benedetto, pelos restantes Irmãos, e pelos colaboradores e utentes do Centro. Após a saudação de boas-vindas do superior, foram resumidamente apresentadas as atividades desenvolvidas no Instituto e pela associação AFMAL; ao fim da tarde, os visitantes, juntamente com alguns utentes, reuniram-se no salão do centro para assistirem a um sarau cultural, que teve a participação de uma orquestra formada por funcionários e voluntários do Centro.

Durante a vigília de oração em honra de São João de Deus, no dia em que comemoramos a sua conversão, teve lugar o ato formal de encerramento do Ano da Vocação Hospitaleira, “o qual – afirmou o Superior Geral – termina aqui, mas não acaba aqui": por outras palavras, o trabalho pastoral vocacional deve prosseguir. O dia terminou com um jantar de confraternização, em que participaram também as religiosas que prestam a sua assistência neste Centro.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page