Comissão Europa

Primeira reunião

   

Nos dias 24 e 25 de maio teve lugar em Roma, na sede da Cúria Geral, a reuniãoda Comissão Europa na sua nova composição aprovada pela Assembleia dos SuperioresMaiores de 2017.

A Comissão Europa, em funções para o quadriénio 2018-2021, é de factoconstituída pelos Conselheiros Gerais, responsáveis pela Região Europa, por todosos Superiores das Províncias europeias e por um Irmão responsável pelo Hospitalda Ilha Tiberina. A Comissão é presidida pelo Ir. Rudolf Knopp, Conselheiro Geral,e beneficia da colaboração do Dr. Carlo Galasso, ao qual foi confiado o papel deCoordenador.

Os trabalhos desta primeira reunião foram caracterizados por uma ampla trocade informações sobre as atividades recentemente levadas a cabo e pelas queestão previstas para 2018, entre as quais consta um dia de encontro entre osresponsáveis pelas comunicações nas Províncias europeias. Os novos membros da ComissãoEuropa foram informados sobre as atividades do escritório Hospitality Europe, de Bruxelas, e propuseramos nomes dos membros dos novos órgãos dependentes da Comissão Europa: ComitéExecutivo (responsável pelo aprofundamento e implementação de resoluções da Comissão)e grupos de trabalho, constituídos para promover sinergias e o trabalho em redeentre as Províncias europeias em áreas específicas (Pastoral da saúde e social,Pastoral vocacional e formação, Bioética, coordenação de Hospitality Europe). Os nomes serão agorasubmetidos à aprovação definitiva por parte do Definitório Geral da Ordem.

Além disso, ponderou-se depois também sobre como proceder relativamente aoprojeto de constituição de um Noviciado europeu e foram apresentados os eventosde interesse transnacional previstos nas diferentes Províncias para os próximosmeses.

A reunião decorreu num clima fraterno e construtivo, o que permite olharcom confiança para o caminho que a Comissão deverá percorrer nos próximos anos.

Após a saudação final, proferida pelo Superior Geral, os membros da Comissãodespediram-se até à sua próxima reunião, agendada para os dias 21 e 22 de setembro,em Roma.



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli