Dia Mundial da Vida Consagrada

Carta Circular do Superior Geral

 

O talento da hospitalidade

2 de fevereiro de 2017

 

Para todos os Irmãos e comunidades da Ordem

 

Queridos Irmãos,

Por ocasião da celebração da Jornada Mundial da Vida Consagrada, no próximo dia 2 de fevereiro, desejo felicitar todos os Irmãos da Ordem e todas as pessoas consagradas que colaboram na nossa missão e fazem parte da nossa Família Hospitaleira de S. João de Deus. Este dia dá-nos a oportunidade de celebrar a nossa consagração religiosa e de dar graças a Deus pela vocação de seguir o carisma da Hospitalidade que recebemos.

Nos últimos dois anos promovemos insistentemente a necessidade de um processo de discernimento em toda a Ordem, tendo em vista o futuro da nossa instituição. É certamente muito importante pormo-nos em caminho e empreender esse processo para podermos manter vivo o carisma e a missão da hospitalidade segundo o estilo de S. João de Deus. Todos os temas precisam de ser revistos: a nossa consagração e a identidade, a nossa missão e as nossas estruturas.  

Acima de tudo, é essencial para o sucesso deste processo procedermos a um discernimento sobre a nossa consagração, o nosso estilo de vida, a nossa identidade como Irmãos de S. João de Deus. Devemos rever as estruturas organizacionais, as obras apostólicas, os serviços assistências… e também muitos outros aspetos, sem nos esquecermos, contudo, que se trata de meios para realizarmos a nossa vocação e a nossa missão. São meios que, enquanto tais, podem mudar e, de facto, ao longo da história, assim aconteceu muitas vezes. Inclusivamente, muitos centros e serviços deixaram de existir e assim continuará a ocorrer, por diversas razões, sem que isso impeça que a missão continue a estar presente, porque a sua essência prescinde e vai para além das estruturas de cada momento. Como já disse noutras ocasiões, mesmo sem centros e serviços, a missão apostólica à qual somos chamados continuará a ter validade, de forma diferente e com outros meios. Não podemos enclausurar a missão da hospitalidade em determinadas obras ou centros concretos, embora certamente até hoje eles tenham sempre representado um meio privilegiado para realizarmos a nossa missão. Mas trata-se apenas disso: de meios. 

O que verdadeiramente nos ajudará a manter vivos no futuro o carisma e a missão da hospitalidade, em fidelidade ao que o Espírito do Senhor e a Igreja nos pedem, é o testemunho da nossa consagração vivida com alegria e empenhamento, com exigência e entrega: é nisto que se joga verdadeiramente o futuro. Como pessoas consagradas, somos chamados a ser profetas, sinais da presença do Reino de Deus, a partir do nosso carisma da hospitalidade. De certo modo, sendo provocadores e arautos do amor de Deus pelos homens e mulheres, através da hospitalidade. Esta é uma missão urgente no mundo de hoje, que ultrapassa os nossos centros e que exige gestos e ações simples, mas significativos, que revelem ao mundo que a hospitalidade é a única alternativa a um mundo de hostilidade, egoísmo e violência. Esta é a maneira de construir, como Irmãos consagrados, a grande fraternidade universal concebida pelo nosso fundador, S. João de Deus, e que constitui o cerne do Evangelho de Jesus Cristo. 

Irmãos, se formos capazes de compreender e viver deste modo a nossa consagração, não tenho dúvidas de que o futuro da Ordem será garantido, independentemente do modo e das formas que ele assumir. Sei que, por vezes, podemos cair no desânimo e sentir-nos cansados. Hoje, neste Dia Mundial da Vida Consagrada, quero encorajar-vos a todos a erguer a cabeça para recuperarmos o entusiasmo e a alegria pela nossa consagração religiosa e renovarmos o compromisso com o Senhor que, sem dúvida, continua a chamar-nos. A Igreja e o mundo, os nossos colaboradores e as pessoas assistidas nos nossos centros esperam por nós com o desejo de verem em nós testemunhas e profetas da hospitalidade. Todos somos chamados a fazer isso, cada um a partir da realidade concreta em que se encontre. Não se trata de fazer muitas coisas, mas, antes, de sermos sinais, com a nossa presença, cada um fazendo o que lhe cabe fazer em função da sua idade e responsabilidade. 

Este será um ano de preparação dos Capítulos provinciais. Comecemos por aqui, Irmãos. Sejamos audazes, revestindo-nos do homem novo e despindo-nos do homem velho (cf. Ef 4, 22-24). Superemos as atitudes que nos bloqueiam, que nos tornam egocêntricos, olhando apenas para nós; afastemos de nós os medos e as justificações que elaboramos para defender as nossas posturas. O Senhor continua a chamar-nos e espera de nós uma resposta. Deu-nos o talento da Hospitalidade (cf. Mt 25, 14-30) para que nos dediquemos a ele inteiramente: não podemos defraudá-lo, pois isso seria defraudar-nos a nós mesmos. 

Em 2015, celebrámos o Ano da Vocação à Hospitalidade e, ao encerrá-lo, disse-vos que todos os anos devem ser "Anos da vocação à Hospitalidade". Volto a dizer o mesmo. Também este ano o será, para vivermos plenamente a nossa vocação e, com o nosso exemplo e de todas as formas possíveis, continuarmos a ser chamativos para os outros, sob o lema "Junta-te à Hospitalidade".   

Renovo a todos os meus votos e as minhas felicitações para uma celebração jubilosa deste Dia Mundial da Vida Consagrada na festa litúrgica da Apresentação do Senhor ao Templo, festa da luz e da consagração a Deus. Que todos nós, Irmãos de S. João de Deus, iluminemos o mundo com o testemunho da hospitalidade, à maneira de S. João de Deus!  

Unidos no Senhor e em S. João de Deus, recebei um abraço fraterno e hospitaleiro.

 

Ir. Jesus Etayo

Superior Geral 

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page