Solenidade de São João de Deus

Carta Circular do Superior Geral

 

É justo que nos encorajemos uns aos outros

A todos os Irmãos e Colaboradores, membros da Família Hospitaleira de S. João de Deus

Aproximando-se a Festa de S. João de Deus, nosso Fundador, envio-vos as minhas felicitações e votos de que todos preparemos e celebremos com alegria a solenidade do nosso padroeiro, no próximo dia 8 de março.

As visitas por mim realizadas, por diversas razões, aos diferentes lugares onde a nossa Ordem está presente permitem-me observar e desfrutar da ampla atividade apostólica que levamos a cabo em todo o mundo. É gratificante ouvir dos Colaboradores testemunhos como este: Cheguei a esta casa da Ordem e logo descobri que este era o meu lugar, que era aqui o meu lugar. Ou também ouvir pessoas doentes ou em risco de exclusão afirmarem: Em S. João de Deus voltei a nascer, reencontrei a minha vida. Obviamente, também verifico que há dificuldades e limitações, mas é muito gratificante ver Irmãos, Colaboradores e Voluntários comprometidos e convictos do projeto e da missão da hospitalidade que realizam e, acima de tudo, ver como o fazem.

A Família Hospitaleira de S. João de Deus continua a manter vivo o espírito, o carisma e a missão iniciada pelo nosso Fundador, S. João de Deus. Todos somos chamados a comprometer-nos com a mesma finalidade: assistir e cuidar da fragilidade do nosso mundo através da hospitalidade, cada um no seu próprio âmbito e a partir das suas próprias convicções.

São inspiradoras para toda a nossa Família as palavras dirigidas por S. João de Deus a Gutierres Lasso: "Já que todos atiramos ao mesmo alvo, embora cada um siga o seu caminho, conforme Deus é servido e o guia, é justo que nos encorajemos uns aos outros (GL 2,11). São palavras avançadas para o seu tempo. Não é oportuno perdermo-nos em discussões estéreis que, no fundo, servem apenas para protagonismo, especialmente quando todos temos o mesmo objetivo: fazer bem às pessoas necessitadas e que sofrem, praticar a hospitalidade.

A nossa Família de S. João de Deus é muito grande e, graças a todos nós que a formamos, é possível levar por diante a nossa missão. Nem todos somos iguais e até mesmo o ponto de partida das nossas motivações pode divergir, mas todos convergimos para o mesmo fim, segundo os dons que recebemos, e esse fim não é outro senão o de praticar a hospitalidade com os doentes, os pobres e os necessitados. É isso que temos em comum e por isso somos e formamos uma grande Família – inclusiva, acolhedora e hospitaleira. Foi assim que João de Deus começou a sua obra, em Granada e na Andaluzia, criando uma Família ao redor da hospitalidade à qual se foram juntando cada vez mais pessoas, mesmo provenientes de diferentes caminhos, mas todos prosseguindo o mesmo objetivo.

Este ano gostaria de felicitar e agradecer à Família Hospitaleira de S. João de Deus pelo seu compromisso com a missão e o carisma do nosso Fundador. Há certamente muitas coisas a melhorar, são muitos os desafios que nos são colocados pela realidade do mundo de hoje e, acima de tudo, devemos estar abertos para enfrentar o futuro num mundo em mudança, de modo que possamos responder àquilo que o Espírito do Senhor, que inspirou S. João de Deus, requer de nós nos dias de hoje. Para enfrentarmos este desafio é imprescindível nunca perdermos de vista o fim ao qual todos tendemos, embora ele se deva alcançar por caminhos diferentes e, forçosamente, através de novas formas e novos métodos.

Daqui a alguns meses serão convocados os capítulos provinciais que terão lugar no início do próximo ano. Por conseguinte, entraremos em breve num ano de preparação para esses capítulos e essa será uma nova oportunidade para discernir e tomar as decisões necessárias, para podermos continuar a responder com fidelidade à nossa missão e ao nosso carisma, a pensar especialmente no futuro.  Devemos proceder com esperança e audácia, sem termos dúvidas nem receios. Peço a toda a Família da Ordem que viva este ano de preparação capitular com empenho e responsabilidade, a partir da oração, da reflexão, do discernimento e do diálogo propositivo que leve a procurar e encontrar as alternativas de que precisamos para que a hospitalidade de S. João de Deus continue viva neste mundo que tanto necessita dela.

Como é habitual nesta altura, gostaria de informar toda a nossa Família Hospitaleira sobre o resultado da campanha do ano de 2016 em favor da construção de um centro de formação em Madang, na Papua-Nova Guiné. Foram angariados 251.674,56€, fruto da generosidade e solidariedade de todos: renovo aqui a todos o meu mais sincero agradecimento.

Ao mesmo tempo, comunico que a campanha do presente ano de 2017 se destina a dar "apoio à reintegração e melhoria da qualidade assistencial do Albergue S. João de Deus, de Quito", no Equador. Agradecendo uma vez mais a vossa generosidade, peço-vos que apoieis esta causa a fim de continuarmos a reforçar o serviço prestado a pessoas com problemas sociais crónicos, desenraizamento, sem-abrigo ou que têm de abandonar as suas famílias, correndo assim o risco de exclusão social devido a diferentes situações e conflitos.

Desejo a todos uma feliz Festa de S. João de Deus. Que o convite de S. João de Deus a encorajarmo-nos uns aos outros, já que todos atiramos ao mesmo alvo nos incentive a crescer como Família de S. João de Deus dedicada ao serviço dos mais pequenos e mais vulneráveis da nossa sociedade, tornando presente no mundo de hoje o amor de Deus através da hospitalidade segundo o estilo de S. João de Deus.

Unidos no Senhor e em S. João de Deus, recebei um abraço fraterno.

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral 

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page