Natal de 2017

Carta Circular do Superior Geral

 

A família de Nazaré

 

A Todos os Membros da Família de São João de Deus

 

Meus queridos Irmãos, Colaboradores, Voluntários e Amigos:

Aproximando-se as festividades do Natal, quero enviar as minhas felicitações e os melhores votos de saúde e paz a toda a Família Hospitaleira de S. João de Deus no mundo. Deus renova o seu compromisso de luz e esperança, com todos os seres humanos, encarnando-se no seio da Virgem Maria e nascendo numa família humilde que o acolheu com fé profunda e hospitalidade.

O evangelista Mateus, e principalmente Lucas, narram os factos que conhecemos sobre o nascimento de Jesus e a sua família, que viajou de Nazaré até Belém, onde nasceu o seu filho primogénito, vivendo em condições muito humildes. Foi assim que Deus quis fazer-se Homem, irromper no mundo, identificando-se com os mais pobres e necessitados, partilhando a debilidade, para devolver a todos a dignidade e a esperança.

A Família de Nazaré. A maior parte da vida de Jesus decorreu em Nazaré, junto dos seus pais. Maria e José receberam de uma forma surpreendente a notícia da vinda de seu filho, mas mantiveram-se disponíveis para Deus, aceitando o seu plano e o lugar que lhes competia ocupar. É certo que não temos muita informação, mas podemos dizer que Jesus nasceu e viveu no seio de uma família simples, em que Maria e o seu esposo o acolheram, amaram, educaram nas diversas dimensões da vida, incluindo a religiosa, e deram-lhe o apoio de que todas as crianças necessitam para crescerem adequadamente. A família de Nazaré é modelo e exemplo para todas as famílias, mas sem idealizações. Não há dúvida de que os seus pais viveram momentos em que lhes custou entender o seu filho e, como é lógico pensar, passaram pelas dificuldades que são próprias de todas as famílias.

Neste Natal, quero recordar todas as famílias do mundo e, em particular, a de cada um de nós. Convido todas a olharem para a família de Nazaré, sem idealizações, com realismo, com fé e, sobretudo, com amor verdadeiro, com aquele amor que coloca sempre acima de tudo o outro, os filhos, o marido, a mulher. As famílias que sabem enfrentar os tempos difíceis ancoradas nesse amor, que são especialmente abertas à vida, especialmente para cuidar, educar e amar os filhos com o exemplo e o testemunho da própria vida, que é a única coisa que verdadeiramente educa. Agradeço a todas as famílias que procuram viver assim, todos os dias, mesmo nas situações complicadas e no meio do sofrimento produzido por qualquer tipo de causa.

É com pena que vemos frequentemente muitas famílias desfazerem-se, sofrendo e vivendo de modo disfuncional, nem sempre por própria culpa, mas às vezes também porque a sociedade não as ajuda a resolver os problemas que elas enfrentam, especialmente neste difícil momento histórico que estamos a atravessar, caracterizado por uma grave crise económica e de valores. Também para essas famílias tem uma mensagem a família de Nazaré. As coisas não foram fáceis para ela. Sabemos que não existem receitas nem soluções mágicas. Mas também as convido a olharem para a Sagrada Família com fé e com o coração, para descobrirem a sua essência, que consiste no amor e na misericórdia que o Menino Jesus, seu filho, nos traz.

Neste Natal, gostaria de fazer uma menção especial à nossa Família Hospitaleira de S. João de Deus, para a qual também a Família de Nazaré é um espelho no qual nos devemos refletir e um exemplo a seguir. Convocados pelo carisma e pela missão da Hospitalidade de S. João de Deus, somos chamados, como Maria e José, a acolher o Menino Deus, que quer nascer em cada um de nós e em cada uma das nossas Obras, para dar luz e esperança aos doentes e a quem sofre. É este o plano de Deus para a nossa Família. E este o contributo que a Igreja e o mundo esperam de nós. O meu obrigado a todos pelo vosso compromisso e por tornardes possível que a Boa Nova que o Natal nos traz se reflita todos os dias na vida da nossa Ordem e da nossa Família Hospitaleira.

Aos doentes e às outras pessoas que são assistidas nos nossos centros e aos seus familiares faço chegar a minha proximidade e encorajo-os a olharem sempre para a Família de Nazaré, na qual poderão encontrar a força para confiarem em Deus, como fizeram Maria e José.

Desejo a todos – Irmãos, Colaboradores, Voluntários, Benfeitores e Amigos da Ordem, assim como às pessoas doentes e assistidas nos nossos centros – um feliz Natal e um próspero Ano Novo de 2018. Os mesmos votos dirijo às suas famílias. Para todos os Irmãos e Colaboradores que, nestes dias, permanecerão junto dos doentes e das pessoas assistidas, também no Dia de Natal, os meus mais sinceros agradecimentos e votos.

Em nome de toda a Família Hospitaleira de S. João de Deus da Cúria Geral, Irmãos e Colaboradores, desejo a todos um Feliz Natal cheio de Hospitalidade!

 

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral 

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page