O modelo de assistência psiquiátrica da Ordem

apresentado no Parlamento Europeu


Quarta-feira, 22 de janeiro, o Parlamento Europeu organizou em Bruxelas um evento para apresentar o modelo de Primeiros socorros em saúde mental (Mental Health First Aid) criado e divulgado pelos profissionais da Ordem Hospitaleira na Irlanda.

Na presença e com o patrocínio de Mairead McGuinness, primeiro vice-presidente do Parlamento Europeu, o Dr. Donal Scanlan ilustrou o programa do Hospital Psiquiátrico de S. João de Deus, de Dublin, para promover formas de assistência inicial e dar apoio psicológico no local de trabalho, de modo que atempadamente se faça uma preparação adequada para o reconhecimento e gestão dos problemas de saúde mental, stress e esgotamento (burn out) dos trabalhadores.

A equipa de Primeiros socorros em saúde mental do Hospital psiquiátrico de Dublin é formada por cerca de 40 profissionais e desempenha um papel de referência a nível nacional nesta área, tendo já dado formação a mais de 7.000 trabalhadores na Irlanda. Os profissionais da mesma equipa foram também incumbidos de realizar esse mesmo programa de formação, sobre a gestão inicial de problemas de saúde mental nos locais de trabalho, também no âmbito do próprio Parlamento Europeu, onde trabalham cerca de 7.500 pessoas.

Além de familiarizar as pessoas com as temáticas mais recentes na área da saúde mental, a iniciativa servirá igualmente para diminuir o estigma associado às doenças mais comuns e difundir as melhores práticas para melhorar o ambiente de trabalho e a colaboração entre colegas.

A sessão que decorreu na sede do Parlamento Europeu dá continuidade ao trabalho promovido nos últimos anos na UE pelo escritório Hospitality Europe, nomeadamente o projeto piloto sobre a prevenção de comportamentos violentos dos doentes psiquiátricos, financiado com mais de 1 milhão de euros.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page