Irmãos de S. João de Deus pioneiros na Europa

Hospital de Straubing participa na criação de um novo Mestrado em segurança dos doentes

 

Calcula-se que todos os anos ocorram em hospitais da Alemanha 60.000 mortes por erros médicos que poderiam ser evitadas. Por isso, no final deste ano de 2020, a Universidade Técnica de Munique (Technische Universität München – TUM)instituirá pela primeira vez na Alemanha um Mestrado em segurança dos doentes. Na Europa, esta é a segunda universidade, depois do Imperial College, de Londres, que oferece um curso deste tipo. Além do hospital "Klinikum rechts der Isar", em Munique, participará também no projeto o Hospital dos Irmãos de S. João de Deus, de Straubing, graças às medidas exemplares de segurança adotadas e praticados neste hospital em favor dos doentes.

KNOW-HOW DOS EUA

“Na sociedade (holding) que reúne os hospitais da Província da Baviera, o anestesista Dr. Robert van Arkel dedica-se desde há muito tempo exclusivamente à questão da segurança dos doentes”, informou o administrador delegado (CEO), Christian Kuhl. Durante este período, o Dr. van Arkel participou em diversos seminários de formação nos Estados Unidos. “O hospital de Straubing realiza um projeto-piloto no âmbito da segurança dos doentes que será progressivamente replicado nos outros hospitais que fazem parte da sociedade", acrescentou o diretor do Hospital de Straubing, Dr. Christoph Scheu.

Desde há vários anos, o Hospital de Straubing realiza regularmente atividades de simulação em áreas críticas, cursos de formação sobre segurança da identificação de doentes, técnicas de controlo segundo as últimas descobertas na sala de operações, nos laboratórios de endoscopia e nas unidades de cateteres cardíacos, além de ações de formação para todos os colaboradores tendo em vista uma comunicação segura. O Hospital pretende disponibilizar e fazer valer essa vasta experiência no projeto do novo curso universitário.

Considerando a grande necessidade de novas pesquisas no campo da segurança dos doentes, a Dra. Angelika Werner, responsável pelo setor do pessoal para a qualidade e a gestão de riscos no hospital "Klinikum rechts der Isar", da TUM, agradeceu aos responsáveis políticos pelo seu apoio. O curso terá a duração de dois anos, começará com um grupo de 25 alunos e destina-se não apenas a médicos, mas também a administradores de áreas funcionais clínicas, a gestores e a outros profissionais do sistema de saúde, além de professores, e pode ser frequentado não apenas por candidatos já licenciados ou doutorados, mas também por profissionais não diplomados. Num dos módulos do curso, certificado ad hoc, os participantes serão formados como agentes de segurança dos doentes.

PARCEIROS FORTES

"As verbas para o financiamento do novo programa de Mestrado já se encontram atribuídas", anunciou o ministro das Ciências do estado alemão da Baviera, Bernd Sibler, afirmando que “o projeto é necessário". Com o novo Mestrado, a TUM quer fortalecer o seu compromisso em Straubing como centro de irradiação científica (hub), focalizado na biotecnologia e na sustentabilidade, especialmente no campo da Medicina. Por sua vez, o presidente da Câmara de Straubing, Markus Pannermayr, elogiou o Hospital dos Irmãos de S. João de Deus, considerando-a uma instituição eficiente que se está a desenvolver bem, graças a projetos de longo alcance. A Universidade Técnica de Munique é para o Hospital de Straubing um parceiro forte, que está ao seu lado.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page