Encerramento Centenário da Província Colombiana

1920-2020

 

A restauração da Ordem levada a cabo em Espanha, em 1867, por S. Bento Menni, foi também o anúncio do novo início da missão hospitaleira na América Latina.

A missão hospitaleira foi retomada na América Latina em 1901, a começar pelo México e, na Colômbia, a partir de 20 de dezembro de 1920, data em que sete religiosos de São João de Deus chegaram a Bogotá, provenientes de Espanha, para reativar a missão no Asilo Mental, mais tarde chamado Sanatório de Nossa Senhora das Mercês. Este centro e as sucessivas fundações foram a pedra angular da futura Delegação Geral e, posteriormente, da Província Colombiana.

Os Irmãos Alfonso Galtés, Superior, Pio Maria Apesteguia, Raimundo Moya, Capelão, Felipe Benício Nieves, Diego de Cádiz, Manuel Azqueta e Diosdado Corominas, que tinham partido de Barcelona em outubro de 1920, chegaram a Bogotá no dia 20 de dezembro desse ano. Era então Superior Provincial da Andaluzia o P. Juan Jesús Adradas.

A romã continuou a florescer. As enormes necessidades dos pobres e doentes e o espírito hospitaleiro dos Irmãos justificaram a expansão da missão de S. João de Deus em terras colombianas, com sucessivas presenças e fundações, a saber: Hospital San José (Bogotá), em 1922; Clínica San Rafael (Bogotá), em 1929; Clínica San Rafael (Doima), em 1931; Hospital San Rafael (Pasto), em 1932; Clínica San Juan de Dios (Manizales), em 1953; Clínica Nuestra Señora de la Paz (Bogotá), em 1956; Clínica San Juan de Dios (La Ceja-Antioquia), em 1963; Clínica San José (Cali), em 1969. Na Província, há ainda a registar os seguintes centros: Colegio Bilingüe San Juan de Dios, duas escolas para técnicos e assistentes de enfermagem; Hospital S. Bento Menni, Centro de retiros e reuniões, Lago de San Juan de Dios, Hospital de S. Ricardo Pampuri, Lar de Idosos de S. Rafael.

 

Delegação Geral e Província de Nossa Senhora do Bom Conselho

Em 1946, durante o Generalato do P. Efrén Blandeau, foi aprovada a Delegação Geral e, no ano seguinte, a 26 de abril, teve lugar a ereção canónica da Província da Colômbia, com o título de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Durante 73 anos, desde 1947 até 2020, a Província Colombiana tem vindo a trabalhar em prol dos doentes e das pessoas carenciadas, centrando a sua atividade especialmente nos cuidados de saúde mental. Neste momento, está ainda em curso o processo de unificação que se concluirá no próximo mês de janeiro de 2021.

As celebrações do centenário, iniciadas solenemente a 21 de dezembro de 2019, na catedral metropolitana de Bogotá, na presença de Irmãos, Colaboradores, voluntários, benfeitores e utentes da nossa Clínica de La Paz, foram encerradas no dia 19 de Dezembro, sábado, com uma Eucaristia de ação de graças por este ano vivido de forma inesperada e difícil. Durante a celebração, que teve lugar na capela da Cúria Provincial e foi presidida por Mons. Luís José Rueda Aparício, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, Elsa Jurado, colaboradora da Clínica de Nossa Senhora da Paz, recebeu a Carta de Irmandade e foram entregues diplomas de reconhecimento aos Colaboradores que trabalham há mais de 30 anos na Província da Colômbia da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, nomeadamente: nos centros da Cúria Provincial, no Hospital de S. Rafael (Pasto), na Clínica San Juan de Dios (Manizales), na Clínica Nuestra Señora de la Paz, na Clínica San Juan de Dios (La Ceja – Antioquia), e no Colegio Bilingüe San Juan de Dios. Atestados idênticos serão entregues à cidade de Bogotá.

A bênção de um Memorial, organizado no Mausoléu Hospitaleiro da nossa Capela com fotografias de muitos Irmãos que nos precederam no serviço e nos cuidados prestados a tantas pessoas doentes e carenciadas, foi a ocasião para darmos o nosso último adeus aos dois Irmãos que morreram este ano na Província: Ir. José Vidal Quiroz e Ir. Raúl Armando Oses Ortega.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page