Solenidade de Nossa Senhora do Patrocínio

Carta Circular do Superior Geral


Caríssimos Irmãos, Colaboradores e membros da Família Hospitaleira de São João de Deus


No próximo dia 19, terceiro sábado do mês de novembro, celebraremos a Solenidade da Virgem Santa Maria, Padroeira da Ordem e da nossa Família Hospitaleira de São João de Deus, pelo que gostaria de vos enviar as minhas felicitações e convidar-vos a celebrá-la com grande devoção e alegria.

Nas mãos e no coração da Virgem Maria, a quem tão frequentemente se refere nas suas Cartas, como também o seu biógrafo Francisco de Castro, São João de Deus colocou a sua vida, os seus planos e preocupações, as suas dificuldades, os seus pobres e doentes, em suma, tudo o que lhe acontecia e tudo quanto ele experimentava. Ela era a sua mãe e protetora, a sua fiadora. Recordamos dois momentos importantes da sua vida em que viveu uma experiência muito especial com Nossa Senhora, durante a sua visita a Guadalupe e no momento da sua morte: “E tomou logo o caminho de Nossa Senhora de Guadalupe, para ali visitar a Virgem Nossa Senhora e dar-lhe graças pelos auxílios e favores recebidos, e pedir-lhe novo socorro e ajuda para a nova vida que pensava tomar, pois dizia que sempre tinha sentido o seu manifesto favor e ajuda em todos os seus trabalhos e necessidades" (Castro, X); depois, segundo a tradição, as palavras de Maria junto do Apóstolo São João, no leito de morte do santo: "Nesta hora, João, meu filho, não falto aos meus devotos; e ao cumprir esta promessa, concedo-te a graça de não faltar em cada momento aos pobres que se reúnem no teu hospital e de proteger todos os teus filhos que seguirem o teu modo de vida" (Rev. La Caridad, 59, 1945, p. 477).

Esta tradição, que começou com o nosso Fundador, faz parte da espiritualidade mais profunda da nossa Ordem, prolongando-se até aos dias de hoje. Quantas histórias, momentos e experiências poderíamos contar ao longo da história da presença da Virgem Santa Maria na vida da Ordem, como Rainha e Mãe da Hospitalidade!

Para começar, Ela deve ter estado muito presente nos primeiros momentos da vida do nosso Instituto e dos primeiros seguidores de S. João de Deus, quando obtiveram do Papa S. Pio V a Bula Licet ex debito, a 1 de janeiro de 1572, de cuja promulgação se comemora este ano o 450º aniversário. É por isso que estamos a celebrar um ano jubilar em toda a Ordem.

Conhecemos os factos históricos que estão na origem desta Bula, mas, acima de tudo, é necessário reconhecer e celebrar a força carismática e o testemunho de hospitalidade que caracterizaram a vida dos Irmãos daquele tempo. O reconhecimento da sua vida entregue de corpo e alma aos pobres, aos doentes e necessitados, seguindo o exemplo de São João de Deus, foi documentado pela população de Granada e por muitas outras testemunhas e levou São Pio V a reconhecer a Fraternidade de São João de Deus na Igreja, abrindo assim a vida daquele grupo ao futuro, o que significou uma lufada de ar fresco de amor tornado hospitalidade e caridade na Igreja, superando as dificuldades que naqueles primeiros momentos puseram em perigo o desenvolvimento e o futuro daquela “criatura” recém-nascida.

Não há dúvida de que em todo esse processo houve a invocação à Mãe de Hospitalidade e não faltou a sua resposta amorosa, acompanhando, guiando e ajudando os Irmãos daquela época. Quantas vezes se terá repetido a cena do Cenáculo, em que Maria rezava com os discípulos de Jesus (cf. Act 1,14)! Neste caso, eram os Irmãos quem invocava a presença da Mãe e lhe confiavam as suas preocupações e inquietações, que foram escutadas e apresentadas ao Senhor, tendo como resultado a Bula que estamos a celebrar este ano em toda a Ordem. O exemplo e o testemunho da hospitalidade daqueles primeiros Irmãos são para nós um apelo a viver a hospitalidade com a mesma força carismática com que São João de Deus e todos eles a viveram.

O tempo está a passar rapidamente e, embora ainda faltem mais de dois anos para o fim do sexénio, já estamos a começar a preparar-nos para o próximo Capítulo Geral da Ordem. Este período está a ser muito especial, em primeiro lugar devido à pandemia e, depois, por causa da guerra na Ucrânia (e das outras que existem, embora não tenham a mesma visibilidade mediática), e também como consequência da crise provocada por esta guerra. O Capítulo Geral será um momento muito importante para a vida da Ordem, que tem muitos desafios a enfrentar. Pouco a pouco, dar-vos-emos informações sobre alguns detalhes e sobretudo sobre a sua preparação, na qual vos convido desde já a participar nas formas que forem indicadas.

Tratando-se de um evento tão importante, desejo desde já colocá-lo nas mãos de Nossa Senhora, nossa Padroeira e Mãe da Hospitalidade. Seguindo a tradição da Ordem, peço-Lhe que Ela nos guie e acompanhe durante todo o processo de preparação e após a sua realização. Que Ela seja nossa Intercessora, para que o Senhor ilumine toda a Família Hospitaleira, para que o próximo Capítulo Geral responda às necessidades e exigências que o Espírito Santo nos pede no serviço que prestamos aos doentes, aos pobres e aos necessitados do mundo de hoje. Convido todos vós, a nível pessoal e comunitário, a apresentar esta intenção e preocupação à nossa Mãe, como São João de Deus sempre fez, e como fizeram os nossos primeiros Irmãos, há 450 anos. 

Em meu nome pessoal e de toda a Cúria Geral, desejo a todos uma feliz celebração da Solenidade da Virgem Santa Maria, nossa Padroeira, e peço-lhe que abençoe a nossa querida Ordem e todos nós que fazemos parte da Família Hospitaleira de São João de Deus.

Com um abraço fraterno,


Ir. Jesús Etayo

Superior Geral 
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page