Solenidade de Nossa Senhora do Patrocínio

Carta Circular do Superior Geral

 

Caríssimos Irmãos, Colaboradores e membros da FamíliaHospitaleira de S. João de Deus,

No dia 17, terceiro sábado de novembro, celebraremos a Solenidadeda Virgem Santa Maria, Padroeira da Ordem Hospitaleira, da nossa FamíliaHospitaleira de S. João de Deus. Por esta ocasião, quero felicitar-vos e convidar-vosa celebrá-la com alegria e amor pela nossa mãe.

A devoção à Santíssima Virgem Maria é uma partefundamental da espiritualidade da nossa Ordem e esteve sempre presente ao longoda sua história, até aos nossos dias. Trata-se de uma herança que recebemos donosso Fundador e somos chamados a cultiva-la diariamente, implorando a suaproteção e colocando sob o seu manto a vida de cada um dos membros da nossa Famíliae de todas as pessoas e seus familiares a quem prestamos assistência nas nossasObras Apostólicas.

Na vida e nos escritos de São João de Deus, a VirgemMaria, a sempre inteira, como ele gostavade se lhe referir, ocupou sempre um lugar central. Após a sua saída do HospitalReal de Granada e depois de se encontrar com o Mestre de Ávila, decidiu ir emperegrinação ao Mosteiro de Guadalupe. Eis como Francisco de Castro, seu primeiro biógrafo, narra o episódio: "... e tomou logo o caminho de Nossa Senhora de Guadalupe, para ali visitara Virgem Nossa Senhora e dar-lhe graças pelos auxílios e favores recebidos, epedir-lhe novo socorro e ajuda para a nova vida que pensava tomar, pois diziaque sempre tinha sentido o seu manifesto favor e ajuda em todos os seustrabalhos e necessidades" (Castro,Francisco de, História da Vida e Obrasde S. João de Deus, Cap. X).

Em Granada, existe a Igreja do Tabernáculo (del Sagrario), diferente hoje da que S.João de Deus conheceu. Graças a uma testemunha, sabemos que o nosso SantoFundador esteve lá depois de ouvir a pregação do Mestre de Ávila que, pelagraça de Deus, provocou a sua conversão. Mais tarde, outros biógrafos construírame alimentaram a legenda mística segundoa qual, a Virgem, acompanhada por S. João Evangelista, apareceu a S. João deDeus e impôs-lhe uma coroa de espinhos, ligando assim a entrega e o sofrimentodo nosso Santo à paixão de Jesus Cristo. Numa das capelas da igreja conserva-sea representação de um Calvário junto do qual se encontra uma placa comemorativarecordando as orações e os favores divinos obtidos graças à intercessão dobeato João (Cf. Benavides, F., Granada, a cidade que cativou João de Deus,Guia do Viajante Hospitaleiro, Granada 2009, pág. 45-47).

Para além das circunstâncias históricas concretas, S.João de Deus, no seu deambular pela cidade de Granada, passou certamente e entroumuitas vezes na Iglesia del Sagrario parase abeirar do Senhor e de Sua Mãe, agradecendo-lhe a ajuda que sustentavadiariamente a sua vida espiritual e a sua obra, e pedindo-lhe, como emGuadalupe, proteção e novos apoios para os pobres, doentes e necessitados que socorriatodos os dias e cujo número aumentava constantemente. Há outros factos da suavida e nas suas obras que mostram a sua firme devoção à Rainha da Hospitalidade. Sabemos que o amor e a proteção que eleexperimentou foi uma característica constante na vida da Ordem ao longo dahistória.

Neste momento, gostaria de pedir a toda a nossa FamíliaHospitaleira de S. João de Deus que, na Solenidade deste ano, implore aproteção da nossa Mãe, especialmente em favor de duas realidades difíceisvividas pela nossa Ordem. A primeira acontece no distrito de Batibo, naRepública dos Camarões. Nesta localidade, o nosso pequeno hospital, a nossacomunidade e toda a nossa Família está a viver momentos muito difíceis porcausa da situação política de confronto, praticamente de pré-guerra civil,naquela zona da República dos Camarões. Há pessoas deslocadas, medo, há pessoasa morrer, e o nosso Centro é praticamente o único aberto na área para atender àsnecessidades básicas. A segunda é a Venezuela: todos conhecem a difícilrealidade social e política deste país, cada vez com mais necessidades de todoo género, com mais pobreza e até mesmo com elevados índices de desnutriçãoinfantil. Os Irmãos e toda a Família da Ordem na Venezuela continuam a prestar osseus serviços, tentando adaptar-se às novas necessidades. Ao mesmo tempo que agradecemoso testemunho dos nossos Irmãos e Colaboradores em ambas as referidas realidades– Batibó e Venezuela –, pedimos o apoio de toda a nossa Família e a proteção danossa Mãe, a quem invocamos com a mesma devoção do nosso Fundador, solicitando asua ajuda maternal e permanente para os nossos Irmãos de ambos esses países epara toda a população, especialmente para as pessoas doentes e carenciadas.

Como sabem, daqui a dois meses estaremos a celebrar oLXIX Capítulo Geral da Ordem, que terá por lema: Construir o futuro da hospitalidade. Trata-se de um evento degrande importância para toda a nossa Instituição que, em atitude de escuta do Espíritodo Senhor, quer vislumbrar os caminhos que deve percorrer no futuro parapermanecer fiel ao carisma e à missão de hospitalidade. Peço que todos,especialmente nesta solenidade, invoquemos a Virgem Maria, nossa Padroeira,para que ela nos abençoe, acompanhe e oriente na preparação e na realização doCapítulo. Peço a toda a nossa Família que intensifique a partir deste momento aoração pelo sucesso do Capítulo, utilizando também as orações elaboradas pelaComissão Pré-capitular para este evento.

Desejo a todos, em meu nome pessoal e em nome de toda aCúria Geral, uma feliz celebração da Solenidade da Virgem Santa Maria,Padroeira da Ordem Hospitaleira, e peço-lhe que abençoe a nossa amada Ordem etodos nós que somos a Família Hospitaleira de São João de Deus.

Com um abraço fraterno,

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli