Conversão de São João de Deus

20 de Janeiro

 

«…No dia do bem-aventurado mártirSão Sebastião, fazia-se, na cidade de Granada, uma festa solene na ermida dosMártires,… e sucedeu ir lá pregar um homem famoso, mestre em teologia, chamadoo mestre Ávila, luz e esplendor de santidade… Com viva argumentação, o santovarão exaltava o prémio que o Senhor oferecera ao seu santo Mártir, por terpadecido por seu amor tantos tormentos, e daqui tirava a conclusão, do quedevia fazer o cristão para servir o seu Senhor, não O ofendendo, e até apadecer mil mortes em troca de tão grande recompensa. João de Deus, ajudado coma graça do Senhor que deu vida àquelas palavras, de tal modo as gravou na suaalma e foram nele tão eficazes, que logo mostraram a sua força e o seu poder.Com efeito, terminado o sermão, saiu dali como que fora de si, suplicando, emalta voz, a misericórdia de Deus…, saltando e correndo… até chegar à suamorada…Pegou nos livros que tinha; e os que tratavam de cavalaria e coisasprofanas, rasgou-os… e os que eram da vida de Santos… dava-os a quem lhospedisse por amor de Deus… E, assim, nu, descalço e com a cabeça descoberta,voltou, gritando, pelas ruas principais de Granada… Deste modo, andou João,pedindo misericórdia ao Senhor… Sendo visto por algumas pessoas de respeito…,estas levaram-no ao padre Ávila… que, depois de o ter confortado, o aconselhoudizendo: “…Ide em paz com a bênção do Senhor e a minha. Eu confio no Senhor,que não vos será negada a sua misericórdia”. …Internado como louco no HospitalReal, trataram-no com a terapia então utilizada. Esta experiência, ajudou-o aamadurecer a sua vocação, que expressou com estas palavras: “Jesus Cristo me dêtempo e me conceda a graça de eu ter um hospital, onde possa acolher os pobresdesamparados e os doentes, para servi-los como eu desejo”». (cf. Francisco deCastro, “História da vida e obras de João de Deus”, capítulos VII. VIII. IX).

A experiência da misericórdia doPai transformou João de Deus. A memória que hoje celebramos, estimule os Irmãosda Ordem a recordar o dom da própria vocação e a manter a atitude de conversãoque quotidianamente se requer, para tornar eficaz a nova hospitalidade. 



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli