Visita Canónica Geral a Timor Leste

 

A Família de S. João de Deus de Timor Leste recebeu,com júbilo, no passado dia 27 de junho de 2017, no âmbito da Visita CanónicaGeral, o Irmão Jesús Etayo, Superior Geral, acompanhado pelo Irmão PascalAhodegnon, Conselheiro Geral, e, também, pelo Irmão Moisés Martin, Responsávelpela cooperação internacional da Ordem.

A Visita, foi realizada no período de 27 de junho a 01de julho, do ano em curso, e teve a sua abertura, e o seu encerramento,marcados pela celebração da Eucaristia, presidida pelo Irmão Superior Geral,com a participação de todos os Irmãos que integram a Missão em Timor Leste,Colaboradores, pacientes, aspirantes familiares, vocacionados, e bolseiros, eos dois colaboradores leigos portugueses.

Em ambiente de grande fraternidade, e proximidade, oSuperior Geral visitou as duas casas onde desenvolvem a Missão os Irmãos emTimor Leste, Díli, e, Laclubar; tendo nesta última, visitado pormenorizadamente,o S. João de Deus - Centro de Apoio à Saúde. Ouviu todos os Irmãos ementrevistas individuais, reuniu com os Colaboradores em reunião geral, dialogoue confraternizou com as pessoas internadas, Colaboradores, LeigosHospitaleiros, e bolseiros. Visitou o Pároco, de Laclubar. Teve, ainda,oportunidade de visitar uma um dos sukus do subdistrito de Laclubar no interiordas montanhas.

A Visita Canónica é, por natureza, uma experiência devida, espiritual, no concreto de cada Irmão e das comunidades; é uma vivênciafraterna. Os Irmãos experienciam com o Irmão Superior Geral o carisma daHospitalidade que a todos nos aproxima e une. É toda a Ordem que vem até nós;que está connosco. Para que sejamos fortes na fé e no carisma que encarnamos.

Motivados a prosseguirem, fiéis à Igreja e ao Carisma,o Superior Geral animou os Irmãos a serem audazes; a experimentarem a audácianas suas vidas; a envolverem a audácia na Missão da Ordem em Timor Leste, e aestarem atentos ao Espírito, para poderem continuar a servir o povo timorensede acordo com as sua necessidades. 



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli