UE financia projeto europeu

para crianças vítimas de violência

 

A Direção-Geral “Justiçae Consumidores” da Comissão Europeia financiou um projeto europeu apresentadopelo escritório HOSPITALITYEUROPE, de Bruxelas, destinado a crianças eadolescentes vítimas de violência doméstica. A candidatura, apresentada emnovembro do ano passado, foi aprovada com um financiamento de 420.000,00€. Esteé o primeiro projeto em absoluto que será coordenado por um centro de Ordem naEuropa, no âmbito do programa da UE dedicado a vítimas e testemunhas deviolência doméstica. O projeto será de facto coordenado pelo Hospital de S.João de Deus de Barcelona e envolverá, além disso, a Fundação Fatebenefratellide Roma (Ilha Tiberina) e a Casa de Saúde St. Hedwig, do Hospital dos Irmãos deS. João de Deus de Regensburg (Ratisbona), bem como o Hospital Pediátrico BambinoGesù, de Roma.

O projeto, cujasatividades terão início após o verão, tem por fim oferecer uma oportunidade de formaçãoa nível europeu para profissionais de saúde das estruturas participantes, quepoderão assim partilhar e incrementar as suas competências e capacidades parareconhecerem corretamente os casos em que os doentes com problemascomportamentais ou perturbações pós-traumáticos de stress, tenham desenvolvidotais reações depois de terem sofrido ou sido testemunhas de atos de violênciadoméstica.

Este tipo de formação éparticularmente importante nos dias de hoje nas unidades de psiquiatriainfantil e estruturas pediátricas, quando se torna cada vez mais difícildistinguir entre casos de perturbações do neurodesenvolvimento, tais como, porexemplo, perturbação de hiperatividade comdéfice de atenção (PHDA, ou o estadode "hiperatividade") e reações comportamentais pós-traumáticas decrianças vítimas ou testemunhas de atos de violência.

Além de melhorar osconhecimentos e as capacidades dos profissionais de saúde nesse campo, oprojeto desenvolverá um programa de apoio adequado para atender às necessidadespsicofísicas das vítimas e dos seus familiares.

Os hospitaisparticipantes elaborarão além disso um protocolo com as autoridades locais dereferência para favorecer a denúncia de atos de violência e facilitar umaintervenção cada vez mais atempada por parte da autoridade judiciária nosrespetivos países.



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli