E somos todos Irmãos! ...

 

O grupo Tutti Fratelli (Todos Irmãos) é formado por Irmãosresidentes em Roma, representantes de vários institutos, que, desde 2010, sereúnem para partilhar experiências e promover iniciativas comuns. Os encontros,realizados com periodicidade regular, servem para dar reciprocamente a conhecerdiversas iniciativas, especialmente no âmbito da formação.

A Casa Geral de La Salle, em Roma, recebeu na tarde do dia 6de setembro, sábado, o III ENCONTRO DE RELIGIOSOS IRMÃOS, organizado pelo grupo"Tutti Fratelli", no qual participaram 64 Irmãos de 35 países,pertencentes a 14 Congregações. A Ordem Hospitaleira S. João de Deus esteverepresentada pelos Irmãos Leopold Faye, do Senegal, Eric Folly, do Togo, ElíasReales, da Argentina, e Yimer Rodríguez, da Colômbia. Um dos objetivos destesencontros consiste em promover a intercongregacionalidade e a comunhão naIgreja.

Os participantes no encontro concentraram a sua atenção nestaspalavras do Papa Francisco: “A nova vida que o Senhor nos oferece parece-nospreocupante e escandalosamente injusta para aqueles que pensam que a entrada noreino dos céus pode limitar-se, ou reduzir-se apenas, aos laços de sangue ou depertença a um grupo, a um clã, a uma cultura particular”. O Papa Francisco exortou-nosa empreender o trabalho de solidariedade, a combater a exploração, a nuncaficarmos indiferentes perante o sofrimento dos outros. Ao condenar “a idolatriado poder, o carreirismo, o dinheiro e a busca da glória mundana”, o Papaafirmou que “o facto de tantas pessoas serem tão pobres não faz parte do planode Deus". Recordou-nos ainda que "Jesus nos convida a morrermos parao nosso egocentrismo, o nosso individualismo e o nosso orgulho", para que triunfeassim "o espírito de fraternidade, no qual todos se possam sentir amados, porquesão compreendidos, aceites e valorizados na sua dignidade".

O clima de alegria reinou em todos os momentos, favorecendo avivência de algumas características mais marcantes dos Irmãos, nomeadamente asimplicidade, as relações horizontais, a comunhão na Igreja, a integração e,principalmente, a fraternidade, pois compreenderam que a vocação do Irmão fazparte da resposta que Deus dá ao vazio de fraternidade que mortifica o mundo dehoje.

 

 

Copyright © 2020 Fatebenefratelli