Reunião da Comissão Financeira

 

Teve lugar nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, na sede da Cúria Geral, emRoma, a segunda reunião deste ano da Comissão Financeira. Além dos assuntoshabituais – análise do orçamento para 2020; estudo do saldo preliminar de 2019;avaliação dos centros em situações críticas do ponto de vista económico-financeiro– foram tratadas as seguintes questões:

Identificação de um novo critériode repartição para o financiamento da Cúria Geral. O reexame do critério dedistribuição tornou-se necessário devido ao processo de unificação dediferentes Províncias. A Comissão elaborou uma proposta que, depois de ser examinadapelo Conselho Geral, será submetida à análise da Assembleia dos SuperioresMaiores.

Elaboração de um guia para toda aOrdem que servirá de auxílio às Províncias na definição do seu patrimónioestável. Também a este respeito foi elaborada uma proposta que será apresentadaao Conselho Geral, o qual decidirá depois quanto a sua implementação.

Primeiras reflexões sobre aelaboração de um Diretório Económico o qual, de acordo com as indicações daCongregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de VidaApostólica (CIVCSVA), será obrigatório para todos os institutos religiosos.

Primeiras reflexões sobre o RegulamentoAdministrativo do qual, no futuro, sempre de acordo com as indicações daCongregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de VidaApostólica (CIVCSVA), deverão dotar-se todos os institutos religiosos.

Identificação de modalidades decolaboração claramente definidas com a Cúria Geral para as Províncias queincorporarem os seus centros numa fundação ou criaram a sua própria pessoajurídica pública (PJP).



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli