Província da França

Encerramento da Visita Canónica Geral

   

Decorreramnos dias 3 e 4 de dezembro, com a presença do Superior Geral, Ir. Jesús Etayo,os atos conclusivos da Visita Canónica Geral à Província da França, cujoprotetor é S. João Batista, e da qual faz parte também Madagáscar. A Visita tinhainiciado no dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, e foi realizadapelo Irmão Joaquín Erra Mas, Conselheiro Geral.

No dia 3de dezembro, foram realizadas diversas reuniões de trabalho, com o Presidenteda Fundação francesa de S. João de Deus, Sr. Philippe Girard, com o Diretor-geralda mesma, Dr. Patrick Colombel, e com os responsáveis pelos váriosdepartamentos da Cúria Provincial. De tarde, teve lugar um encontro com osIrmãos da Província, alguns dos quais vindos de Madagáscar, durante o qual o Ir.Joaquim apresentou o seu relatório final sobre a Visita Canónica relativamenteaos aspetos mais próprios da vida dos Irmãos, apresentando a sua avaliação e deixandorecomendações para o futuro. Após um diálogo mantido com o Visitador, oSuperior Geral leu um discurso conclusivo do dia, encorajando os Irmãos aviverem a sua consagração religiosa com paixão e alegria.

No dia4, além dos Irmãos da Província, estiveram presentes numerosos Colaboradores,responsáveis ​​pela Fundação, pelos Centros, pela Cúria Provincial e por outrasassociações promovidas pela Província ou a ela ligadas. Esteve também presentea Superiora Provincial das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Ir.ªRosalía Goñi, acompanhada por algumas Irmãs da suacongregação e por diversas outras religiosas próximas da Província da França.

O Ir. Joaquín Erraapresentou o seu Relatório final sobre a missão da Ordem na França e Madagáscar.Após momentos de diálogo com o Visitador, foram apresentados o PlanoEstratégico da Fundação S. João de Deus e um outro Relatório sobre a Comissãode Bioética. A sessão terminou com o discurso de encerramento proferido peloSuperior Geral, que agradeceu e se congratulou com a missão realizada pelaProvíncia através da Fundação e incentivou todos a prosseguirem o seu trabalhode atualização da Hospitalidade com base no Documento final do último CapítuloGeral e na Mensagem que o Papa Francisco transmitiu à Ordem através dos Irmãos Capitulares.

O momento final de encerramento da Visita Canónica Geral foi a celebraçãoda Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Paris, Mons. Michel Aupetit, o qual,na homilia, destacou e agradeceu a missão que a Ordem realiza na França, em Madagáscare em todo o mundo.



 

Copyright © 2020 Fatebenefratelli