O modelo de assistência psiquiátrica da Ordem

apresentado no Parlamento Europeu

 

Quarta-feira, 22 de janeiro, o Parlamento Europeu organizouem Bruxelas um evento para apresentar o modelo de Primeiros socorros emsaúde mental (Mental Health First Aid) criado e divulgado pelosprofissionais da Ordem Hospitaleira na Irlanda.

Na presença e com o patrocínio de Mairead McGuinness, primeirovice-presidente do Parlamento Europeu, o Dr. Donal Scanlan ilustrou o programado Hospital Psiquiátrico de S. João de Deus, de Dublin, para promover formas deassistência inicial e dar apoio psicológico no local de trabalho, de modo que atempadamentese faça uma preparação adequada para o reconhecimento e gestão dos problemas desaúde mental, stress e esgotamento (burn out) dos trabalhadores.

A equipa de Primeiros socorros em saúde mental do Hospitalpsiquiátrico de Dublin é formada por cerca de 40 profissionais e desempenha umpapel de referência a nível nacional nesta área, tendo já dado formação a maisde 7.000 trabalhadores na Irlanda. Os profissionais da mesma equipa foramtambém incumbidos de realizar esse mesmo programa de formação, sobre a gestão inicialde problemas de saúde mental nos locais de trabalho, também no âmbito dopróprio Parlamento Europeu, onde trabalham cerca de 7.500 pessoas.

Além de familiarizar as pessoas com as temáticas maisrecentes na área da saúde mental, a iniciativa servirá igualmente para diminuiro estigma associado às doenças mais comuns e difundir as melhores práticas paramelhorar o ambiente de trabalho e a colaboração entre colegas.

A sessão que decorreu na sede do Parlamento Europeu dácontinuidade ao trabalho promovido nos últimos anos na UE pelo escritório HospitalityEurope, nomeadamente o projeto piloto sobre a prevenção de comportamentosviolentos dos doentes psiquiátricos, financiado com mais de 1 milhão de euros.



 

Copyright © 2020 Fatebenefratelli