Celebração do Ano Jubilar de S. Ricardo Pampuri

Encerramento da Visita canónica da Província Lombardo-Véneta

   

Domingo, 16 de fevereiro, teve lugarem Trivolzio o encerramento da Visita Canónica Provincial da Província Lombardo-Véneta.Nesta ocasião, a Província celebrou o Ano Jubilar de S. Ricardo Pampuri, inauguradopelo Bispo de Pavia no dia 1 de maio de 2019 e que será encerrado no mesmo dia de2020.

O momento principal dascomemorações foi a celebração da Eucaristia, na paróquia de Trivolzio, onderepousam os restos mortais de S. Ricardo Pampuri. A celebração foi presididapelo Superior Geral, Ir. Jesús Etayo, e concelebrada pelo Superior Provincial,Ir. Massimo Villa, e por um elevado número de sacerdotes da Província e daParóquia. A assembleia era formada por muitos Irmãos e Colaboradores daProvíncia, além de muitas outras pessoas, fiéis da Paróquia e diversos peregrinosem visita a S. Ricardo Pampuri.

Na homilia, o Superior Geral congratulou-secom a participação de todos, especialmente dos membros da Família de S. João deDeus da Província Lombardo-Véneta, e agradeceu a presença do presidente daCâmara e, ao pároco de Trivolzio, o seu acolhimento e hospitalidade.

O celebrante recordou que o AnoJubilar é um tempo de graça e de misericórdia concedido pela Igreja aos crentesde uma diocese, de um instituto religioso ou de uma igreja em particular, por ocasiãode uma data particular. Neste caso, o pedido foi apresentado pelo Bispo dePavia, Mons. Conrado Sanguineti, juntamente com o Pároco de Trivolzio, e ao eleuniu-se a Ordem de S. João de Deus, nomeadamente, a Província Lombardo-Véneta.A Penitenciaria Apostólica acolheu o pedido respondendo com um Decreto datadode 27 de outubro de 2018, concedendo a possibilidade de lucrar daIndulgência Plenária de 1º de maio de 2019 até ao mesmo dia do corrente ano de2020, cumprindo as condições previstas – confessar-se, comungar e rezar pelasintenções do Sumo Pontífice – a todos os fiéis que participem nas celebraçõesdo jubileu e rezem diante do túmulo do santo.

Para a Ordem Hospitaleira de S.João de Deus, este Ano jubilar é um tempo de graça que convida a conhecer maise melhor este nosso santo, um magnífico exemplo de hospitalidade, simplicidadee coerência. Ele foi um modelo que nos surpreende com a sua juventude,atividade e capacidade de transformar as pequenas coisas em grandes, porquefeitas com muito amor.

O Superior Geral afirmou ainda queS. Ricardo Pampuri "é o santo da hospitalidade". Acima de tudo, elefoi hospitaleiro no sentido evangélico e segundo o estilo de S. João de Deus:viveu sempre a experiência do amor e da misericórdia de Deus, na qualcertamente também foi educado, o que lhe fez compreender e projetar a sua vida emtodos os momentos ao serviço de Deus e do seu Reino, através de uma doaçãosimples e humilde, mas absoluta, aos doentes e àqueles que precisavam. Soubeviver o caminho da santidade a partir da humildade e da simplicidade de cadamomento da sua vida, sendo para todos um modelo de santidade no decorrer davida quotidiana. Procedeu assim quando era jovem, continuou a viver da mesmamaneira como médico, em Morimondo, e manteve-se fiel a essa postura como Irmãode São João de Deus, onde os superiores o enviaram. O seu coração irradiavahospitalidade de tal maneira que, devido à sua ciência e bondade, cada vez maispessoas se aproximavam dele.

No final da Eucaristia, o Ir.Massimo Villa agradeceu ao Superior Geral, ao Ir. Pascal Ahodegnon, ConselheiroGeral, e ao Ir. Dario Vermi, Superior da Cúria Geral, pela sua presença eacompanhamento neste dia tão marcante. Agradeceu em especial a “ajuda” de S.Ricardo Pampuri durante a Visita Canónica, que assim se encerrava, e colocou soba sua proteção a vida e o futuro da Província.

Terminada a Eucaristia, e depoisde rezar a S. Ricardo Pampuri por este ano jubilar, os presentes passaram a homenageare apresentar as suas intenções ao santo, cujos restos mortais se veneram numacapela ad hoc da paróquia.

A cerimónia de encerramento daVisita Canónica terminou com uma refeição fraterna no Lar de Idosos S. RicardoPampuri, pertencente à Província, partilhada por todos os Irmãos, Religiosos eColaboradores que se haviam deslocado a Trivolzio, provenientes de todas asComunidades e Centros da Provincia.



 

Copyright © 2022 Fatebenefratelli