Irmãos de S. João de Deus pioneiros na Europa

Hospital de Straubing participa na criação de um novo Mestrado em segurança dos doentes

   

Calcula-se que todos os anosocorram em hospitais da Alemanha 60.000 mortes por erros médicos que poderiam serevitadas. Por isso, no final deste ano de 2020, a Universidade Técnica deMunique (TechnischeUniversität München – TUM)instituirá pelaprimeira vez na Alemanha um Mestrado em segurança dos doentes. Na Europa, estaé a segunda universidade, depois do Imperial College, de Londres, queoferece um curso deste tipo. Além do hospital "Klinikum rechts derIsar", em Munique, participará também no projeto o Hospital dos Irmãosde S. João de Deus, de Straubing, graças às medidas exemplares de segurança adotadase praticados neste hospital em favor dos doentes.

KNOW-HOW DOS EUA

“Na sociedade (holding) quereúne os hospitais da Província da Baviera, o anestesista Dr. Robert van Arkeldedica-se desde há muito tempo exclusivamente à questão da segurança dos doentes”,informou o administrador delegado (CEO), Christian Kuhl. Durante este período,o Dr. van Arkel participou em diversos seminários de formação nos EstadosUnidos. “O hospital de Straubing realiza um projeto-piloto no âmbito da segurançados doentes que será progressivamente replicado nos outros hospitais que fazemparte da sociedade", acrescentou o diretor do Hospital de Straubing, Dr.Christoph Scheu.

Desde há vários anos, o Hospital deStraubing realiza regularmente atividades de simulação em áreas críticas,cursos de formação sobre segurança da identificação de doentes, técnicas de controlosegundo as últimas descobertas na sala de operações, nos laboratórios deendoscopia e nas unidades de cateteres cardíacos, além de ações de formação paratodos os colaboradores tendo em vista uma comunicação segura. O Hospitalpretende disponibilizar e fazer valer essa vasta experiência no projeto do novocurso universitário.

Considerando a grande necessidadede novas pesquisas no campo da segurança dos doentes, a Dra. Angelika Werner, responsávelpelo setor do pessoal para a qualidade e a gestão de riscos no hospital "Klinikumrechts der Isar", da TUM, agradeceu aos responsáveis políticos peloseu apoio. O curso terá a duração de dois anos, começará com um grupo de 25alunos e destina-se não apenas a médicos, mas também a administradores de áreasfuncionais clínicas, a gestores e a outros profissionais do sistema de saúde,além de professores, e pode ser frequentado não apenas por candidatos jálicenciados ou doutorados, mas também por profissionais não diplomados. Num dosmódulos do curso, certificado ad hoc, os participantes serão formadoscomo agentes de segurança dos doentes.

PARCEIROS FORTES

"As verbas para o financiamentodo novo programa de Mestrado já se encontram atribuídas", anunciou oministro das Ciências do estado alemão da Baviera, Bernd Sibler, afirmando que“o projeto é necessário". Com o novo Mestrado, a TUM quer fortalecer o seucompromisso em Straubing como centro de irradiação científica (hub),focalizado na biotecnologia e na sustentabilidade, especialmente no campo da Medicina.Por sua vez, o presidente da Câmara de Straubing, Markus Pannermayr, elogiou o Hospitaldos Irmãos de S. João de Deus, considerando-a uma instituição eficiente que se estáa desenvolver bem, graças a projetos de longo alcance. A Universidade Técnicade Munique é para o Hospital de Straubing um parceiro forte, que está ao seulado.



 

Copyright © 2020 Fatebenefratelli