São João Grande, um Santo tão distante e tão próximo

3 de junho

 

São João Grande nasceu em Carmona(Sevilha, Espanha), em 1546. Foi um religioso de grande profundidade humana e dealto perfil místico, considerado pioneiro da assistência entre os Irmãos de S.João de Deus, um homem de Deus no qual o misticismo e a ciência se aliaram numaharmonia perfeita, na linguagem simples do amor e da caridade. Viveu em temposdifíceis, num período em que a distância entre os pobres e os ricos eraintransponível. João Grande tinha fundamentado toda a sua existência em Deus. Naprimeira fase da sua vida, viveu como um eremita em busca de Deus, na oração e nasolidão; mas era um eremita especial, atento aos sinais dos tempos. A sua vidade oração e penitência nunca o distraiu da realidade, isolando-o do mundo; pelocontrário, ele soube reconhecer as realidades de dor, sofrimento emarginalização que prevaleciam no seu ambiente. Só as pessoas dotadas de uma profundaespiritualidade e com uma sensibilidade particular são capazes de compreenderas necessidades reais e existenciais da vida. Podemos defini-lo como umverdadeiro místico da hospitalidade; todas as novas obras de Deus têm a sua origemnum olhar místico sobre a realidade.

João, o Pecador, como se faziachamar, abandonou a experiência de vida eremítica para se ocupar dos pobres, dosdoentes, dos presos, dos mais marginalizados e dos incuráveis, numa época marcadapor carestias, epidemias e muita miséria. O seu temperamento espiritual forte ea sua capacidade organizacional e empreendedora levaram-no a aceitar a tarefade reformar e reorganizar os serviços de saúde de Jerez de laFrontera (Cádis, Espanha), assumindo uma posição firme contra os abusosde poder e o desperdício de recursos provenientes de esmolas e de donativos afavor dos hospitais.

A sua vida decorreu no apostoladoda caridade, na "administração" dos seus hospitais e em oração, atése consumir no serviço: veio a ser contagiado pela peste, enquanto cuidava dosdoentes, em Jerez de la Frontera, e morreu com 54anos de idade.

Foi beatificado pelo Papa Pio IX,em 3 de novembro de 1853, e canonizado por João Paulo II, em 2 de junho de1996.

Da Postulação Geral



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli