Reuniões digitais da Região Europa

   

Depois do intervalo deverão, recomeçaram as atividades dos grupos de trabalho europeus e doescritório de representação da Ordem em Bruxelas.

Apesar das dificuldadesrelacionadas com a atual fase pandémica e da impossibilidade de organizarencontros presenciais, as barreiras da distância e da língua foram superadasgraças à boa vontade e a uma utilização adequada das novas tecnologias.

A primeira reuniãomultilingue organizada através da plataforma ZOOM teve lugar na terça-feira, dia15 de setembro, destinada aos membros do grupo de trabalho europeu para a saúdemental. Naturalmente, entre os assuntos debatidos nesta sessão telemática, oimpacto da pandemia nos serviços de assistência psiquiátrica da Ordem Hospitalarteve uma importância primordial: entre os principais problemas referidos, estãoa necessidade de garantir a continuidade do atendimento aos doentes, apesar dasrestrições e das rígidas medidas de segurança, e as formas de depressãorelacionadas com a perda ou falta de emprego. O grupo analisou também os temas que,no encontro do início do ano, haviam sido considerados como áreas prioritáriasde trabalho, nomeadamente: o combate às dependências, a saúde mental nos postosde trabalho, a continuidade dos cuidados, o combate ao estigma e asensibilização da opinião pública para o tema da saúde mental. Decidiu-se,portanto, dedicar uma sessão especial ao programa "Saúde MentalPrimeiro" [Mental Health First] (tutela da saúdemental nos postos de trabalho), que será coordenada pelos Colaboradores dohospital psiquiátrico da Ordem de Dublin e nela poderão participar tambémoutros profissionais que trabalham na área da Psiquiatria nas Provínciaseuropeias.

No dia 18 de setembro,realizou-se o encontro dos Representantes das Províncias europeias responsáveispela colaboração com as atividades do escritório Hospitality Europe, emBruxelas. Também esta reunião se realizou através da plataforma Zoom e permitiu aos participantes ficarematualizados sobre os projetos da UE em curso de realização nas Províncias esobre as iniciativas futuras, dependendo de novos concursos europeus. Tambémneste caso, apesar das limitações das deslocações entre os países e dasdificuldades de realizar encontros presenciais, os projetos que envolvem oscentros da Ordem continuaram a realizar-se à distância e permitiramexperimentar a possibilidade de trabalhar servindo-se de plataformasinformáticas, mantendo-se assim uma ligação constante entre os vários países europeus.

O Dr. Galasso foi tambémmoderador de um debate sobre as consequências da emergência do Coronavirus nosserviços para a inclusão social dos grupos mais vulneráveis, no qual participouo responsável pelo grupo de trabalho da Ordem na área socio-assistencial.

O Ir. Joaquim Erra tomouparte em ambas as reuniões e exortou os participantes a enfrentar comtenacidade os próximos meses que, embora marcados pela incerteza, podem ser oinício de uma nova forma de trabalho em rede na Região Europa da OrdemHospitaleira.



 

Copyright © 2021 Fatebenefratelli