Encerramento Centenário da Província Colombiana

1920-2020

   

A restauração da Ordem levada a cabo em Espanha, em 1867,por S. Bento Menni, foi também o anúncio donovo início da missão hospitaleira na América Latina.

A missão hospitaleira foi retomada na América Latina em1901, a começar pelo México e, na Colômbia, a partir de 20 de dezembro de 1920,data em que sete religiosos de São João de Deus chegaram a Bogotá, provenientesde Espanha, para reativar a missão no Asilo Mental, mais tarde chamado Sanatóriode Nossa Senhora das Mercês. Este centro e as sucessivas fundações foram apedra angular da futura Delegação Geral e, posteriormente, da ProvínciaColombiana.

Os Irmãos AlfonsoGaltés, Superior, Pio Maria Apesteguia, Raimundo Moya, Capelão,Felipe Benício Nieves, Diego de Cádiz, Manuel Azqueta e Diosdado Corominas, que tinham partido deBarcelona em outubro de 1920, chegaram a Bogotá no dia 20 de dezembro desse ano.Era então Superior Provincial da Andaluzia o P. Juan Jesús Adradas.

A romã continuou a florescer. As enormes necessidades dospobres e doentes e o espírito hospitaleiro dos Irmãos justificaram a expansãoda missão de S. João de Deus em terras colombianas, com sucessivas presenças efundações, a saber: Hospital San José (Bogotá), em 1922; Clínica San Rafael (Bogotá),em 1929; Clínica San Rafael (Doima), em 1931; Hospital SanRafael (Pasto), em 1932; Clínica San Juan de Dios (Manizales), em 1953; Clínica Nuestra Señora de la Paz (Bogotá), em 1956; Clínica San Juan de Dios (La Ceja-Antioquia), em 1963;Clínica San José (Cali), em 1969. Na Província, há ainda a registar osseguintes centros: ColegioBilingüe San Juan de Dios, duas escolas para técnicos e assistentes de enfermagem;Hospital S. Bento Menni, Centro de retiros ereuniões, Lago de San Juan de Dios, Hospital de S. Ricardo Pampuri, Lar de Idosos de S. Rafael.

 

Delegação Geral eProvíncia de Nossa Senhora do Bom Conselho

Em 1946, durante o Generalato do P. Efrén Blandeau, foi aprovadaa Delegação Geral e, no ano seguinte, a 26 de abril, teve lugar a ereção canónicada Província da Colômbia, com o título de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Durante 73 anos, desde 1947 até 2020, a Província Colombianatem vindo a trabalhar em prol dos doentes e das pessoas carenciadas, centrandoa sua atividade especialmente nos cuidados de saúde mental. Neste momento, estáainda em curso o processo de unificação que se concluirá no próximo mês de janeirode 2021.

As celebrações do centenário, iniciadas solenemente a 21de dezembro de 2019, na catedral metropolitana de Bogotá, na presença de Irmãos,Colaboradores, voluntários, benfeitores e utentes da nossa Clínica de La Paz, foramencerradas no dia 19 de Dezembro, sábado, com uma Eucaristia de ação de graçaspor este ano vivido de forma inesperada e difícil. Durante a celebração, queteve lugar na capela da Cúria Provincial e foi presidida por Mons. Luís JoséRueda Aparício, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, Elsa Jurado, colaboradorada Clínica de Nossa Senhora da Paz, recebeu a Carta de Irmandade e foramentregues diplomas de reconhecimento aos Colaboradores que trabalham há mais de30 anos na Província da Colômbia da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, nomeadamente:nos centros da Cúria Provincial, no Hospital de S. Rafael (Pasto), na ClínicaSan Juan de Dios (Manizales), na Clínica Nuestra Señora de la Paz, na Clínica San Juande Dios (La Ceja – Antioquia), e no Colegio Bilingüe San Juande Dios. Atestados idênticos serão entregues à cidade de Bogotá.

A bênção de um Memorial, organizado no MausoléuHospitaleiro da nossa Capela com fotografias de muitos Irmãos que nosprecederam no serviço e nos cuidados prestados a tantas pessoas doentes e carenciadas,foi a ocasião para darmos o nosso último adeus aos dois Irmãos que morrerameste ano na Província: Ir. José Vidal Quiroz e Ir. Raúl Armando OsesOrtega.



 

Copyright © 2021 Fatebenefratelli