Unificação das Províncias espanholas

Irmão Amador Fernández estará à frente da nova Província

   

 

Granada, 16 de março de 2021 – A nomeação do Ir. AmadorFernández para Superior Provincial teve lugar durante a AssembleiaProvincial da Ordem Hospitaleira de São João de Deus (OHSJD), realizada naBasílica de São João de Deus, em Granada, e que decorreu sob o lema "Avançarna Hospitalidade". Na mesma ocasião, foi também lido o Decreto deConstituição da Província de São João de Deus de Espanha.

Tomando a palavra, o Ir. Amador Fernández afirmou: "asminhas primeiras palavras, ao assumir este serviço na Ordem Hospitaleira emEspanha, são para recordar São João de Deus, cuja vida é um modelo de consagraçãopara os Irmãos e inspira também a vocação à hospitalidade dos nossos Colaboradores".

Na sua intervenção, o Ir. Amador sublinhou que "estanova tarefa faz de todos nós construtores de uma nova realidade que parte, porém,de uma história rica e de um presente cheio de dinamismo. Nada do que temos de melhorse deve perder", sublinhou, "estando a Ordem empenhada natarefa de curar, cuidar e acompanhar os doentes e aqueles que sofrem pelasconsequências sociais e económicas desta crise", causada pela pandemiade COVID-19.

No seu discurso de abertura da Assembleia, o SuperiorGeral da Ordem Hospitaleira, Ir. Jesús Etayo, evidenciou "aquilo quenos trouxe até aqui e o que verdadeiramente nos une e dá sentido a tudo o que fazemos:a hospitalidade, o serviço e a compaixão por todos os que sofrem"; aseguir, recordou de modo especial "aqueles que estão a sofrer devido àpandemia de coronavírus e às suas consequências, a todos os níveis". Destacandoas palavras, o Ir. Etayo afirmou que, com a união na Província de São João deDeus de Espanha "somos chamados a continuar a crescer e aprogredir".

O Superior Geral encara esta unificação como "umaoportunidade de agregar potencialidades para realizar o sonho de São João deDeus em toda a sua plenitude", através do comprometimento, com fé,audácia, esperança e confiança, e considera que "a hospitalidade é oconjunto de todo este projeto, sempre aberto à inovação de formas e modelos querespondam melhor às necessidades dos pobres e dos doentes".

Nesta mesma Assembleia, após a nomeação do SuperiorProvincial, na pessoa do Ir. Amador Fernández Fernández, foram também nomeadosos seguintes seis Irmãos que integram o Conselho Provincial:

Ir. José Luis Fonseca Bravo – primeiro Conselheiro.

Ir. José Ramón Pérez Acosta – segundo Conselheiro.

Ir. Juan José Ávila Ortega – terceiro Conselheiro.

Ir. José Miguel Valdés Grande – quarto Conselheiro

Ir. Moisés Martín Boscá – quinto Conselheiro.

Ir. Benigno Ramos Rodríguez – sexto Conselheiro.

 

Nesta assembleia, além do Ir. Jesús Etayo, Superior Geralda OHSJD, que presidiu, estiveram presentes em Granada, entre outras individualidades,o Ir. Joaquim Erra, Conselheiro Geral para a área de animação na Europa; osIrmãos do Conselho Delegado: José Luis Fonseca, José Antonio Soria, AmadorFernández, José Miguel Valdés, Moisés Martin e Juan José Ávila; a Diretora daárea económico-financeira e coordenadora do Conselho do Governo Provincial daProvíncia de Aragão, Dolores Sáenz; o Diretor-geral dos Centros da ProvínciaBética, Juan José Afonso; e a Diretora económico-financeira da Província deCastela, Iria Atienza. 

Devido aos condicionamentos impostos do contexto sanitárioda pandemia de COVID-19, a participação presencial no evento foi muito limitada,tendo a maioria dos Irmãos e Colaboradores da OHSJD participado e acompanhado aAssembleia por meios informáticos, à distância.

 

Perfilbiográfico do Ir. Amador FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ

O Ir. Amador FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ nasceu em Las Villas,Astúrias, em 1962. Fez a sua profissão temporária em 1982 e a profissão soleneem 1989. É sacerdote. Licenciado em Teologia e formado em Técnicas de Administração,desempenhou vários cargos de animação como Conselheiro Provincial, Superior deComunidade e Formador de Irmãos, tendo sido também responsável pela área da assistênciaespiritual e membro da Comissão de Ética da Província de Castela.  Até à data, era Superior Provincial daProvíncia de Castela.



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli