Projeto MOVE Erasmus+

Primeiro encontro transnacional

 


Sob o lema, formuladoem inglês, The needs assessment as an important tool in motivatingvulnerable people” (A avaliação das necessidades comoinstrumento importante na motivação de pessoas vulneráveis), realizou-se emGranada, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2021, o primeiro encontrotransnacional do projeto intitulado MOVE, sigla de "MOtivatingpatients to Voluntary Physical Exercise”, financiado aoabrigo do programa Erasmus+ (Decisão de subvenção n.º621951-EPP-1-2020-1-AT-SPO-SSCP). O coordenador deste projeto da União Europeiaque surgiu por iniciativa do Escritório HospitalityEurope, de Bruxelas, é oCentro austríaco de Kainbach (Graz), dos Irmãos de S. João de Deus.

 

O objetivo da parceriaconsiste em criar uma rede de trabalho e no intercâmbio das melhores práticas eabordagens para motivar as pessoas com deficiência ou doenças mentais aaumentarem a própria atividade física, partindo de um conceito holístico desaúde.

 

Com base nopressuposto de que a motivação para o exercício físico é tanto maior quantomelhor forem satisfeitas as necessidades individuais das pessoas assistidas, osparceiros do projeto – a Fundação S. João de Deus (Lisboa), o Istituto San Giovanni di Dio (Genzano di Roma), o Club Deportivo Purísima Concepción (Granada) e o Hospital San Juan de Diós de Santa Cruz (Tenerife)– partilharam e aprofundaram a avaliação que fazem dos critérios deidentificação das necessidades psicofísicas dos seus utentes.

 

Além disso, váriosperitos locais falaram sobre o tema, entre os quais o Sr. José Antonio Huertas (Vice-Presidente da Câmara Municipal deGranada e Conselheiro para o Desporto e Finanças), a Sra. Cristina Manzano (Olimpíadas Especiais da Andaluzia), aSra. Rocío Suárez Corrales (presidente da FANDDI – FederaciónAndaluza de Deportes para Discapacitados Intelectuales), aSra. Enca Giménez (administradora da Fundación Granada 1932), o Sr. José Olmo (representante de uma Associação de pais) eo Sr. Manuel Torres-Molina (treinador profissional de futebol em Granada).

 

O encontrocaracterizou-se por uma atmosfera cordial, facilitando encontros enriquecedorese debates construtivos.

 

A próxima reuniãotransnacional terá lugar em Lisboa, em meados do próximo mês de dezembro. 

 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli