Solenidade de Nossa Senhora do Patrocínio

Carta Circular do Superior Geral

 


CaríssimosIrmãos, Colaboradores e membros da Família Hospitaleira de São João de Deus


No dia 20 denovembro, terceiro sábado do mês, celebramos a Solenidade da Virgem Santa Maria,Padroeira da Família de São João de Deus e Rainha da Hospitalidade. Esta é paranós a festa mais importante de Nossa Senhora, e gostaria de vos felicitar econvidar a celebrá-la com grande devoção e alegria.


Continuamos aviver em tempo de pandemia, mas, graças especialmente às vacinas, a situaçãoesteja a melhorar, embora de forma desigual, e ainda precisamos de sercautelosos e cumprir algumas regras sanitárias. Em alguns lugares, as vacinassão ainda escassas e as consequências da pandemia estão a criar mais pobreza evulnerabilidade. Apesar disso, não existem atualmente focos de infeção na Ordem,dignos de nota. Tudo considerado, está a ser novamente possível retomar algumasdas nossas atividades de forma presencial e regressar, cautelosamente, a uma certanormalidade. Confiamos à Virgem Maria, nossa Padroeira, as pessoas quecontinuam a sofrer as consequências da covid-19 nas nossas Obras Apostólicas eem todo o mundo.

 

Por esta ocasião, gostaria de vos convidar a recordar Maria, Nossa Mãe, noCenáculo, juntamente com os discípulos de Jesus, algumas mulheres e outraspessoas do grupo: "Desceram, então (osdiscípulos), do monte chamado das Oliveiras, situado perto de Jerusalém… e,todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, comalgumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus”(Act 1,12-14).

 

Este texto bíblicoleva-me hoje a recordar a Igreja, e a nossa Família de São João de Deus comoparte dela, neste momento particular. Há exatamente um mês, começou o caminho doSínodo, cujo título é "Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Partilha eMissão", e a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terálugar em outubro de 2023. A Igreja convida todos nós que a constituímos arecuperar o sentido da sinodalidade, que é uma característicafundamental da Igreja, e a participarmos neste caminho sinodal recentementeiniciado.

 

Na Eucaristia de abertura do Sínodo, a 10 de outubro,o Papa Francisco afirmou: "Fazer Sínodo significa caminhar juntos namesma direção. Olhemos para Jesus que, em primeiro lugar, encontra noseu caminho o homem rico, depois ouve as suas perguntas e, por fim,ajuda-o a discernir o que devia ele fazer para alcançar a vidaeterna. Encontrar, escutar, discernir: três verbos doSínodo…". Sempre à luz da contemplação e da Palavra de Deus.

 

É uma questão decaminhar juntos, de concretizar unidos a aventura daevangelização e, no caso da Ordem, da hospitalidade. O cenário de "todo ogrupo, juntamente com Maria, a Mãe", é uma excelente imagem desinodalidade que nos deve ajudar a despertar e a sair de nós próprios para nosunirmos a toda a comunidade cristã e hospitaleira na missão que nos foiconfiada, utilizando o método definido pelos referidos três verbos indicadospelo Papa: encontrar-nos, escutar-nos e discernir juntos, atentos ao que oEspírito do Senhor nos diz, nos ilumina e nos pede.

 

Gostaria de convidartodas as Províncias, Comunidades e Centros da Ordem a participar nestacaminhada de preparação para o Sínodo, nos lugares onde se encontram: emcomunidade, a nível paroquiano, diocesano, da vida consagrada, da pastoral dasaúde, da pastoral social ou de qualquer outra forma possível. Somos parte dopovo de Deus e devemos unir-nos às nossas Igrejas locais e às entidades de VidaConsagrada de cada país, para caminharmos com elas e oferecermos o que somos eo que temos, a Igreja da hospitalidade, segundo o espírito de São João de Deus.Uma parte do Governo Geral constituirá um grupo alargado, que enviará as suasreflexões à União de Superiores Gerais. É possível encontrar o documentopreparatório e outros contributos que vos poderão ajudar nas dioceses, nasCúrias provinciais e, também em várias línguas, na Internet: www.synod.va. Coloquemo-nosesta questão: como se realiza hoje este "caminhar juntos" na Ordem,na Província? Que passos a dar nos sugere o Espírito para crescermos no nossocaminhar juntos?

 

A sinodalidade étambém uma característica fundamental da nossa Ordem. Há muitas formas de manifestaresta sinodalidade. Uma delas, muito importante, é a dos Capítulosprovinciais. No próximo ano, se a evolução da pandemia o permitir, celebraremosCapítulos em todas as Províncias. Este é, portanto, para a Ordem, um tempode preparação capitular, ou de preparação sinodal. É uma ocasiãoúnica para as Províncias prepararem e realizarem este evento em conjunto, deforma sinodal, com a participação de todos, favorecendo o encontro de todos,sem descartes, a escuta atenta e respeitosa e o discernimento necessáriopara que se cumpra a vontade do Senhor. Encorajo-vos a caminhar juntos, sinodalmente,em direção ao futuro de cada Província e da Ordem.

 

Nesta aventura,a nossa Mãe, Nossa Senhora do Patrocínio, caminha connosco. A suapresença, o seu conforto e a sua ajuda nunca faltaram a São João de Deus nem àOrdem, ao longo da história. Como no cenáculo com os discípulos de Jesus, elaacompanha-nos pelo caminho que devemos trilhar nos dias de hoje, nos próximos Capítulosprovinciais e na vida da Ordem, onde ela está presente.

Em meu nomepessoal e de toda a Cúria Geral, desejo a todos uma feliz celebração daSolenidade da Virgem Santa Maria, nossa Padroeira, e peço-lhe que, como nocenáculo, acompanhe sempre a nossa Família Hospitaleira e abençoe a nossaquerida Ordem e todos nós que somos parte dela.

Com um abraçofraterno,

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral 

 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli