Natal de 2021

Carta Circular do Superior Geral

 

“Manifestou-se a graça de Deus” (Tt 2,11)

 

A todos os Membros da Família Hospitaleira de São João de Deus

 

Caríssimos Irmãos,Colaboradores e Amigos:

 

Estamos a aproximar-nosdo Natal e quero enviar-vos as minhas saudações e os meus votos sinceros de quea graça de Deus, que a vinda do Senhor nos traz, encha de luz e esperança cadaum de vós e as vossas famílias, as pessoas que estão doentes e a sofrer, porvárias razões e, em geral, todo o nosso mundo, tão necessitado da graça e doamor de Deus.

 

Há um ano, omundo estava confinado por causa da pandemia do Covid-19 e, apesar disso, tambémcelebrámos o Natal, também o Senhor nasceu, viveu e sofreu connosco nestestempos difíceis. Este ano, embora as coisas pareçam estar muito melhor, graças principalmenteàs vacinas, a pandemia continua presente e, por isso, todos temos de ser muitoprudentes e respeitar as medidas sanitárias previstas. Esperamos que as vacinascheguem em breve a todas as partes do mundo, para que todos possam estar asalvo deste vírus. Esperamos também que aqueles que rejeitam as vacinas compreendam,para o seu próprio bem ou, pelo menos, para o bem dos outros, que é necessáriotambém eles estarem vacinados para combater definitivamente a pandemia, como nosrecomendam os cientistas e as autoridades, incluindo as da Igreja. Neste Natal,peçamos ao Menino Deus pelas pessoas que sofrem as consequências da pandemia, quaisquerque elas sejam, tanto nos nossos Centros como em todas as partes do mundo.

 

No Natalcelebramos o mistério da Encarnação de Deus, a sua presença entre nós. Quegrande mistério! Mas, também, que grande realidade, que grande dom para a nossahumanidade! O que seria de nós se Deus não tivesse tido compaixão de nós,sempre pobres, como vemos na pandemia, quase sempre cegos, muitas vezesperdidos na vida e abandonados à nossa sorte, entre sombras, guerras econflitos que nos destroem? Mas não. Por puro amor, Deus decidiu estar presenteentre nós, caminhar connosco, partilhar a nossa vida. Encarnando-se por meio doseu Filho, a graça de Deus manifestou-se no mundo para nos dar vida esalvação. Este é o maior gesto de hospitalidade que jamais se viu: Deus veiohabitar no meio de nós e a sua graça encheu o mundo de vida e de luz.Preparemo-nos para acolher a sua vinda!

 

É verdade que,quando olhamos à nossa volta, ainda vemos muita dor e sofrimento, muitosconflitos e agressividade, desrespeito pelas pessoas mais pobres e maisnecessitadas, pela terra, pelo ambiente, e tantas outras realidades de obscuridade.Mas, no meio de tudo isto, este ano, o Deus Menino nascerá no Natal para nostrazer a paz, a vida e a salvação. É a semente que Deus plantou e que triunfaráno mundo. Essa será a sua última palavra.

 

Esta sementede Deus está presente no nosso mundo de muitas maneiras e, concretamente,através de muitos gestos de amor e hospitalidade que também a nossaFamília Hospitaleira de São João de Deus realiza constantemente. Neste tempo depandemia assistimos a muitos desses gestos, nas Províncias e Casas da nossaOrdem, através de programas e iniciativas que são expressões claras da presençade Deus no mundo e, em última análise, do Natal. Seria preciso muito espaçopara os mencionar todos; por isso, refiro apenas alguns exemplos:

 

Em Havana(Cuba), o Lar de Idosos S. Rafael, desde março de 2020 e devido às restriçõesimpostas pela pandemia, leva diariamente comida às casas de 40 idosos doentes enecessitados, em 6 bairros diferentes. Alguns deles, em regime desemi-internamento, não podem deslocar-se até ao Lar, estando em confinamento. Apresença do amor de Deus é também uma realidade na Índia, onde os nossos Irmãosda Casa de Poonamallee ajudaram um grupo de pobres e idosos, fornecendoalimentos e bens de primeira necessidade durante a pandemia. Foram muitos os projetoslevados a cabo para ajudar pessoas pobres e indigentes e muitos os programas deassistência aos doentes e suas famílias durante este tempo, incluindo aassistência espiritual, que é importantíssima nestas situações. Os Irmãos, Colaboradorese Voluntários têm sido verdadeiros anjos do céu ao lado dos doentes.

 

Gostaria demencionar ainda o projeto denominado “Ligando emoções” ("Conectando Emociones"), do nosso Centro Social de Espluguesde Llobregat, em Barcelona, que visa reduzir o sentimento de solidão e angústiade que os doentes internados sofrem por não poderem receber visitas durante o confinamento,devido ao coronavírus. Para isso, quando esta necessidade emocional é detetada,promovem contactos, por meio de videochamadas (via WhatsApp), entre osdoentes internados e as suas famílias. Em muitos outros centros, foram criadosprogramas semelhantes, ou de outro tipo, para ajudar os doentes e as famílias.Alguns programas foram desenvolvidos nos campos da saúde mental, inclusãosocial ou toxicodependência, tais como um programa chamado VIVO, nohospital de Manizales (Colômbia), que presta cuidados a crianças e adolescentesvítimas de diferentes formas de vício. Agradeço a todos, porque com esta criatividadee compromisso, compreenderam que chegara "a hora da hospitalidade"e tornaram presente o Deus encarnado no meio dos doentes e necessitados, umaexpressão viva do Natal.

 

No próximoano terão lugar dois eventos de grande significado e transcendência: acomemoração do 450º aniversário da aprovação da Ordem como Instituto religiososob a Regra de Santo Agostinho, quando a nossa família religiosa foi reconhecidacomo "Fraternidade Hospitaleira de São João de Deus" pelo Papa SãoPio V, a 1 de janeiro de 1572, com a Bula Licet ex debito; além disso, serãorealizados os Capítulos Provinciais, se a pandemia o permitir. Estes doisfactos dão-nos a oportunidade de agradecer ao Senhor pela vocação dehospitalidade que recebemos e de ouvir a voz do seu Espírito, para continuarmosa responder fielmente e a discernir e orientar a vida da Ordem nos próximosanos, seguindo o exemplo e o espírito de São João de Deus, nosso Fundador.Encorajo todos a viver estes eventos com alegria e com o máximo empenho.

 

Desejo atodos, Irmãos, Colaboradores, Voluntários, Benfeitores e Amigos da Ordem, aosdoentes e às pessoas assistidas nos nossos Centros e às suas famílias, um FelizNatal e um Próspero Ano Novo de 2022. O mesmo desejo para as vossas famílias.Aos Irmãos e Colaboradores que durante estes dias estarão de serviço paraprestar assistência às pessoas presentes nos nossos Centros, especialmente noDia de Natal, o meu mais sincero agradecimento e reconhecimento pelo vosso testemunhode hospitalidade, demonstrando mais uma vez que a graça de Deus semanifestou no meio de nós através do Menino Deus que nasceu em Belém.

 

Em nome detoda a Família Hospitaleira de São João de Deus da Cúria Geral – Irmãos e colaboradores– desejo para todos vós um Feliz Natal cheio de esperança e hospitalidade!

 

 

 

Ir. JesúsEtayo

SuperiorGeral 

 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli