P. Pascual Piles Ferrando

1994 - 2021

 

Necrológio DO IR. PASCUAL PILES FERRANDO

SUPERIOR GERAL DA ORDEMHOSPITALEIRA DE SÃO JOÃO DE DEUS (1994-2006)


Faleceu com 77 anos deidade e 56 de profissão religiosa, a 28 de dezembro de 2021, na Residência de IrmãosIdosos, Hospital de S. João de Deus – Saragoça.

 

Nascido em Benifaió (Valência), a 8 de setembro de 1944, oIr. Pascual Piles entrou no Postulantado em St. Boi de Llobregat, aos 24 anosde idade. Depois de terminar o Noviciado, em Calafell, fez a sua profissãosimples, em outubro de 1965, e emitiu a profissão solene em St. Boi deLlobregat, em 1971. A 4 de maio de 1974 foi ordenado sacerdote, na capela doHospital de S. João de Deus de Barcelona.


Em 1974 foi nomeado Mestre de Noviços e, no Capítulo Provincialseguinte, foi eleito 2º Conselheiro Provincial e Mestre dos Escolásticos. NoCapítulo Provincial de 1983 foi eleito Superior Provincial da Província deAragão-San Rafael.


No Capítulo Geral de 1988 foi eleito 1º Conselheiro Geral,passando a residir em Roma. No Capítulo Geral de 1994, realizado em Santa Fé deBogotá, em outubro, foi eleito Superior Geral da Ordem e, no Capítulo Geral de2000, realizado em Granada, em novembro, reconfirmado Superior Geral para umsegundo mandato de seis anos.


Em novembro de 2006, tendo concluído o serviço prestado àOrdem como Superior Geral, regressou à sua Província e, no Capítulo Provincial deabril de 2007, foi novamente eleito Superior Provincial da Província de Aragão-SanRafael, vindo a ser reeleito no Capítulo Provincial de 2010.


No Capítulo Provincial de 2014 foi nomeado Mestre deNoviços de Espanha, na Fundação Instituto de San José, em Madrid.


Devido a problemas de saúde, em junho de 2016 deixou depoder exercer o cargo de Formador e juntou-se à comunidade do centro"Jesús Abandonado", em Múrcia. Mais tarde, em maio de 2019, devido aoagravamento das suas condições de saúde, foi transferido para a Residência dosIrmãos, em Saragoça, para receber os necessários cuidados médicos e umaassistência mais intensa e adequada. Agravando-se seriamente as condições desaúde, o Ir. Piles veio a falecer nesta Residência, a 28 de dezembro de 2021. Acelebração das exéquias, dois dias após o falecimento, foi presidida pelo Ir.José Luís Redrado, Bispo e Secretário emérito do Conselho Pontifício para os Profissionaisda Saúde, estando presentes o Ir. Jesús Etayo, Superior Geral da Ordem, o Ir.Amador Fernández, Superior Provincial da Província de Espanha, o P. ManuelAlmor, Vigário Geral da Arquidiocese de Saragoça, e cinco outros sacerdotes, pertencentesà Ordem ou amigos da mesma e próximos do Ir. Pascual. Estiveram presentes osIrmãos da Comunidade de Saragoça e um elevado número de Colaboradores, bem comoum grupo considerável de Irmãos e Colaboradores de diferentes Casas da Ordem emEspanha. Na cerimónia marcaram igualmente presença muitos seus parentes, em representaçãode toda a família – irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhas.


A homilia da Missa de exéquias foi proferida pelo Ir.Jesús Etayo, que falou a partir da sua experiência pessoal, tendo estado intimamenteligado ao Ir. Pascual Piles desde o início do seu caminho vocacional. O SuperiorGeral não hesitou em descrevê-lo como um "pai, mestre, irmão e amigo",caracterizando cada um destes apelativos com gratidão e emoção.


A grande capela do centro estava praticamente repleta departicipantes, apesar de se ter previamente solicitado às pessoas que, sepossível, evitassem deslocar-se pessoalmente ao lugar, dada a situaçãopandémica de Covid-19 que se vivia, especialmente naqueles dias em que seregistava um grande aumento de infeções em toda a Europa. Para obviar a esta situação,a cerimónia foi transmitida em direto por diversos canais telemáticos, e acapacidade de conexões foi ultrapassada devido à grande procura por parte demuitos membros da Família de São João de Deus – Irmãos, Colaboradores e amigosde todo o mundo.


Praticamente desde a sua entrada na Ordem, o Ir. PascualPiles Ferrando esteve ligado à área da formação e, acima de tudo, ao governo daOrdem, passando a exercer essas tarefas logo depois de ter terminado os estudose ser ordenado sacerdote: inicialmente, na Província de Aragão-San Rafael, aque pertencia, e, pouco depois, na Cúria Geral. E só a doença o obrigou aabandonar esses serviços.


Foi notável e comprovada a sua capacidade de trabalho. Madrugador,uma parte significativa do seu trabalho e de estudo aconteciam antes do surgirda aurora. Não se poupava a tomar compromissos, marcar presença e representar aOrdem nas ocasiões que considerava adequadas e, em muitas outras, respondendo aconvites que lhe chegavam das diferentes esferas da Ordem e da Igreja. Procurousempre estar a par das situações e manter-se atualizado, cuidando da formaçãopermanente, convidando convicta e empenhadamente os Irmãos a assumirem essecompromisso ao longo da sua vida.


Homem amável e de bom carácter, o Ir. Piles gostava de sesentir no meio das pessoas e conseguia imediatamente estabelecer com elasrelações de grande empatia, graças à sua simplicidade, afabilidade eproximidade. Todos sublinhavam "o sorriso perene do Irmão Piles", sempreamplamente associado à marca da universalidade típica da hospitalidade de S.João de Deus. As suas amizades incluíam altos dignitários civis e eclesiásticos– com os quais teve frequentemente de interagir em virtude do cargo que exercia– e estendia-se aos colaboradores, aos doentes e seus familiares de cada um dosnossos centros. Naturalmente, a sua proximidade era cativante para cada Irmãoda Ordem, dos quais, na sua grande maioria, ele costumava recordar apersonalidade e o seu percurso de vida. Foi um homem universal, que conhecia aOrdem como as palmas das mãos, e a Ordem conhecia-o a ele.


Entre as muitas contribuições dadas pelo Ir. Piles nos diferentesâmbitos da Instituição, sobressai a elaboração e divulgação de dois documentos porele promovidos com grande empenho, que constituem eixos fundamentais naespiritualidade e missão da Ordem e são essenciais na definição da sua identidade:a Carta de Identidade da Ordem Hospitaleira (2000) e o Caminho deHospitalidade segundo o estilo de S. João de Deus (2004). Dirigiu muitasCartas circulares a toda a Ordem, com um estilo próprio e conteúdos profundospara a animação da vida consagrada dos Irmãos e da missão hospitaleira de todaa Família de São João de Deus. Entre elas, destacamos duas: A Força daCaridade (1995) e Deixai-vos guiar pelo Espírito (1996): trata-se dereflexões que mantêm ainda hoje toda a sua validade para toda a Ordem.


O seu carácter foi sempre acolhedor e integrador,procurando sem cessar o encontro, a participação de todos, a construção dahospitalidade acima dos personalismos. Gostava de trabalhar em equipa, mas nemsempre era fácil acompanhá-lo, dado o seu envolvimento e o nível de exigência.


Mas, acima de tudo, o Ir. Pascual Piles foi um homem deDeus: um religioso íntegro, capaz de viver perfeitamente os seus afetos no âmbitoda universalidade do carisma; um homem austero, alheio a modas, distante de luxose avesso a caprichos.


Foi um Irmão de intensa oração, uma oração pessoal queele manteve em absoluta fidelidade, começando muitas vezes de manhã cedo – frequentementeantes do nascer do sol. A partir da Palavra de Deus da Liturgia de cada dia,rezava e meditava sem pressas, preparando a animação litúrgica para esse dia e ajornada que estava para empreender. Essa oração profunda foi sem dúvida umafonte de vida serena e equilibrada, impregnada por uma hospitalidade totalmentefiel à figura de João de Deus, o Fundador, que conhecia profundamente, e transmitiapela maneira de viver e agir quotidianamente, num estilo de vida coerente com oseguimento do Fundador.


Atingido pela doença e pelas limitações que estaimplicava, viveu os seus últimos anos com serenidade e em paz, juntamente com osoutros Irmãos da Residência onde se encontrava. Perdeu a saúde, "mas nuncaperdeu o seu sorriso".


O Ir. Pascual foi um verdadeiro dom que o Senhor concedeuà Ordem Hospitaleira e à grande Família que cresceu à sua volta, e um dom paraa Igreja por ele muito amada, como salientou o Superior Geral na homilia no diado seu funeral, revelando a grande quantidade de mensagens recebidas porcorreio eletrónico, bem como cartas e outras manifestações de pesarprovenientes de todo o mundo, expressando condolências a toda a Ordem e reconhecimentopelos muitos valores humanos, religiosos e hospitaleiros do Ir. Pascual Piles,bem como o grande impacto positivo que ele deixou em todas as pessoas que oconheceram.

 

Cúria Geral Irmãos de SãoJoão de Deus

Roma, 10 de janeiro de2022




 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli