400 anos dos Irmãos de S. João de Deus na na Baviera

A vossa missão continua

 


A 11 de novembro de 2022, os Irmãos da Provínciada Baviera celebraram o encerramento do Ano Jubilar proclamado por ocasião do IVCentenário da presença dos Irmãos de S. João de Deus na Baviera. No ato solenede encerramento participaram cerca de 200 convidados, incluindo o CardealReinhard Marx, o Bispo de Augsburg, Bertram Meier, o Superior Geral da Ordem,Ir. Jesús Etayo, que se deslocou de Roma, e o Primeiro Ministro do Governo daBaviera, Markus Söder. Há exatamente 400 anos, o Duque Wolfgang Wilhelm assinouo ato de fundação do Hospital de S. Wolfgang, a primeira obra da Ordem naBaviera.

 

Cardeal Marx: o que significa sercristão

 

Na homilia que proferiu durante a solenecelebração eucarística de encerramento, o Cardeal Marx afirmou que o Evangelhodo Bom Samaritano ensina que é importante não olhar para si próprio, mas paraos outros. E, como diz o Papa Francisco, a Igreja deve sair para as periferias."O que conta é o amor", recordou o Arcebispo de Munique.

 

São João de Deus e os seus sucessores, os Irmãosde S. João de Deus, compreenderam esta verdade. Uma sociedade só será uma boase incluir os doentes, os idosos, os fracos e os que sofrem. O Cardeal Marxagradeceu aos Irmãos de São João de Deus e aos seus Colaboradores pelo seu compromisso.Ao mesmo tempo, estimulou-os, dizendo: "A vossa missão continua! Isto éimportante, porque a vossa missão é "um sinal de encorajamento e de esperançatambém para as gerações futuras".

 

Primeiro-Ministro elogia o compromissoda Ordem

 

O ato de encerramento propriamente dito teve lugarno Teatro municipal de Neuburg, após a celebração eucarística, e decorreu sob olema do aniversário: “A Hospitalidade Criao Futuro”.

 

Durante esta cerimónia, o Primeiro-Ministro daBaviera, Markus Söder, descreveu a Ordem dos Irmãos de S. João de Deus como um marcosólido e fiável na paisagem social e de saúde da Baviera, e gradeceu à Ordempelo seu compromisso com a Hospitalidade cristã ao lado dos doentes, dos pobrese das pessoas carenciadas.

 

A Província da Baviera: “líder naEuropa”

 

Interrogado sobre se a Província da Ordem Hospitaleirana Baviera tinha um lugar privilegiado no seu coração, o Superior Geral, Ir.Jesús Etayo, respondeu primeiro de forma diplomática, afirmando a Ordem tem 17 Provínciase que todas naturalmente colaboram de maneira sinérgica, em conjunto, a nívelregional. Mas logo acrescentou que, neste sentido, a Província da Baviera é"líder na Europa".

 

Mais tarde, alguns dos trabalhadores e pessoasassistidas nos centros da Província apresentaram exemplos práticos de como se vivee trabalha hoje nos hospitais e nos institutos dos Irmãos de S. João de Deus naBaviera que acolhem pessoas deficientes.



 

Copyright © 2023 Fatebenefratelli