Assembleia anual da Comissão Ásia-Pacífico (APC), em Amadeo

 

Teve lugar emAmedeo (Filipinas), nos dias 21-22 de março, a Assembleia anual dos Superiores provinciaise Delegado da Comissão Ásia-Pacífico (APC), em que participaram todos os seus membros,estando presentes também o Ir. Luigi Gagliardotto, Superior da Província Romana,e o Dr. Antonio Barnaba. O Ir. José Manuel Leonardo, de Timor-Leste,representou o Ir. José Paulo, Superior da Província Portuguesa. O Ir. Peter VanPeperstraten representou a Província da Oceânia e o Ir. Chris Kasoni a Papua-NovaGuiné. Participaram também no encontro os dois Conselheiros Gerais, Ir. JosephSmith e o Ir. Vincent. A Secretária da Província da Coreia, Sra. Lydia, e o Ir.Paul atuaram como intérpretes, respetivamente, para o Ir. John Jung e para o Superiorda Província do Vietname. Participou igualmente na reunião a Dra. Maria Lee, queapresentou um relatório sobre as atividades da Comissão de Bioética na Região, daqual é presidente.

Depois dasaudação de boas-vindas, dirigidas aos participantes pelo Ir. John Jung, quepresidiu aos trabalhos da Assembleia na qualidade de presidente da Comissão, oIr. Vincent proferiu o discurso de abertura dos trabalhos e, a seguir, o Ir.Joseph Van apresentou o relatório sobre a formação regional. Há 13 noviços, 9no segundo ano e 4 no primeiro: 6 provêm do Vietname, 2 das Filipinas e 5 deTimor Leste. Não há postulantes, mas há 2 candidatos na Casa do Postulantado queestão a estudar inglês antes de iniciarem esta fase da sua formação. Há também3 candidatos na Delegação Provincial das Filipinas: 2 do Sri Lanka e 1 doPaquistão.

Nas reuniões detrabalho foram também debatidos, entre outros, os seguintes assuntos:

  1. Futuro dos Irmãos da Papua-Nova Guiné (PNG): todos concordaram com o facto de que, como todos nós somos Irmãos, temos a obrigação de apoiar e cuidar desses nossos Irmãos. O Ir. Vincent informou os membros da Comissão sobre as várias opções sugeridas pelo Governo Geral e que prossegue o trabalho para encontrar uma solução. A reunião sugeriu também que se inicie um processo de diálogo entre os Irmãos das Filipinas e os da PNG, uma vez que todos os membros da Delegação provincial das Filipinas são favoráveis a dar apoio a esses Irmãos.
  2. Os Superiores provinciais e o Delegado estão determinados a apoiar os formadores na Casa de Formação regional, enviando pelo menos mais dois Irmãos da Região para auxiliar o Mestre de Noviços e o Mestre de Postulantes.
  3. A assembleia reconheceu a urgência de preparar Irmãos como formadores e pediu aos Superiores Provinciais que escolham com urgência alguns Irmãos das suas Províncias para serem preparados como formadores.
  4. A assembleia reconheceu também a necessidade de as várias comissões regionais reforçarem as suas atividades e realizarem reuniões e seminários regulares sobre cada área que está sob a responsabilidade da Comissão, a fim de animar os Irmãos e os colaboradores. 

No dia a seguirao encerramento dos trabalhos da assembleia, 23 de março de 2024, osparticipantes comemoraram o jubileu do Ir. Romanito Salada, da Delegação Provincialdas Filipinas, a. 



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli