Páscoa de 2020

Carta Circular do Superior Geral

 

Ressuscitou!

A todos os Irmãos e Colaboradores, membros da Família Hospitaleira de S. João de Deus

Estamos a terminar a caminhada quaresmal e aproximamo-nos da Santa Páscoa, na qual celebraremos a alegria da ressurreição de Cristo. Por esta razão, desejo enviar a toda a Família de São João de Deus e a todos os seus familiares e às pessoas assistidas nos Centros e Serviços da Ordem, os meus votos de uma santa Páscoa, com o auspício de que o Senhor ressuscitado a todos dê conforto e esperança. Feliz Páscoa da Ressurreição!

Estamos a atravessar um momento muito particular no mundo, devido à pandemia por coronavírus, que está a provocar imenso sofrimento e a morte de muitos doentes e de outras pessoas contagiadas pela doença. No momento em que escrevo esta carta para dirigir os meus votos pascais a toda a Ordem, a situação é verdadeiramente grave em muitas partes do mundo, especialmente na Europa, e as previsões apontam no sentido de que precisaremos de tempo para ultrapassar esta hora difícil, que vai abranger a época litúrgica da Páscoa. De facto, este ano, em muitas partes do mundo as cerimónias da Semana Santa e a solenidade da Páscoa não poderão ser celebradas como de costume. Muitas pessoas só poderão acompanhar essas celebrações pela televisão ou realizá-las isoladamente, em casa. O importante é que elas não passem despercebidas, porque também este ano vai chegar o tempo da Páscoa e da Ressurreição, fundamento da nossa fé, da nossa esperança e da nossa vida.

Nesta situação de dor, sofrimento e morte, mais característica da Sexta-feira Santa, não se torna fácil pronunciar belas palavras ou mesmo falar de alegria, de vida, em última análise, de ressurreição. E, contudo, devemos depositar plenamente a nossa confiança e esperança no Senhor da Vida, n’Aquele que também viveu o sofrimento e foi humilhado até à morte na cruz, sendo sustentado e ressuscitado pelo Pai.

Por isso, as palavras do anjo às mulheres, como lemos no Evangelho de São Mateus, são mais do que nunca apropriadas, para nós e para toda a humanidade: Não temais! O crucificado não está aqui. Ressuscitou. É a mensagem desta Páscoa para um mundo e uma Igreja assustados e a sofrer uma pandemia sem precedentes e inesperada. Há muita dor e ela irá certamente continuar por mais tempo. Pensemos que também aí, na dor, o Cristo da Sexta-feira Santa continua a ser crucificado com aqueles que sofrem as consequências desta pandemia. Mas devemos erguer o nosso olhar, porque, com o próprio Cristo, somos destinados à vida e à ressurreição. Poderíamos sintetizar a mensagem desta Páscoa, de maneira laica, com o lema que hoje se tornou popular na Itália: Tutto andrà bene [Tudo há de correr bem]. Não temais: Ele ressuscitou e, com Ele, venceremos.

Pelas informações que vamos transmitindo, sabeis como esta pandemia está a afetar a Ordem no mundo e, especialmente, de que modo a Família Hospitaleira de S. João de Deus em todo o mundo está a colaborar com o resto da sociedade para travar e fazer cessar esta pandemia. Infelizmente, muitos de nós, Irmãos e Colaboradores, fomos atingidos pelo contágio e alguns, inclusivamente, perderam a vida. A eles é devida a nossa homenagem pela sua generosidade e dedicação, com a certeza de que estão a viver para sempre com o Ressuscitado. Para todos, a nossa oração permanente.

Quero recordar e agradecer a todos aqueles que estão a trabalhar na linha de frente, todos os dias, como verdadeiros filhos e fiéis seguidores de São João de Deus que, sem dúvida, se orgulha de vós. A hospitalidade implica uma dedicação total e generosa, especialmente neste momento. Devemos fazê-lo com responsabilidade, respeitando as medidas de proteção necessárias, mas devemos garantir que os doentes e os pobres sejam atendidos, especialmente os mais necessitados e que correm o risco de serem excluídos e postos de parte, como os sem-abrigo, os imigrantes, as pessoas deficientes, e outros.

Neste sentido, e juntamente com esta minha carta de saudação pela Páscoa, anexo o testemunho de um nosso Colaborador de Madrid. As suas palavras e, acima de tudo, a sua fé e o seu compromisso, juntamente com o de toda a nossa Família de São João de Deus no mundo, são uma mensagem de esperança, de vida e de ressurreição.

Desejo pedir a toda a Família Hospitaleira de S. João de Deus, a proteção especial do nosso Fundador e de S. João Grande, que morreu infectado durante uma epidemia de peste. Imploro também a proteção de São Ricardo Pampuri, de quem se vai celebrar no próximo dia 1 de maio o encerramento do Ano Jubilar solicitado pela Diocese de Pavia, e em que participámos, especialmente através da Província Lombardo-Véneta. Finalmente, peço a proteção do Beato José Olallo Valdés, de quem se comemorou, no passado dia 12 de fevereiro, o bicentenário de nascimento. Eles, e muitos outros, viveram no seu tempo situações como a que estamos a viver agora, ou outras semelhantes. Todos mantiveram sempre firmes a confiança, a fé e a esperança no Ressuscitado e ensinam-nos a ser audazes, a não ter medo, como disse o anjo do Senhor porque… ressuscitou! e, portanto, Tutto andrà bene!

Em nome do Governo Geral e de toda a Família Hospitaleira de S. João de Deus da Cúria Geral, FELIZ PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO!

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral

 

 

Testemunho de um Colaborador em tempo de COVID-19

(Mensagem enviada por WhatsApp, enviada a um Irmão)

 

 

Boa tarde, Irmão,

Momentos difíceis para outra coisa senão transmitir-lhe todo o meu encorajamento e apoio.

Espero que a sua saúde permita que realize as suas tarefas.

Aqui, passei a realizar o meu trabalho profissional na assistência aos doentes: é disso que a Casa precisa neste momento.

É evidente que é uma situação difícil para todos. Estremecem os pilares que sustentam a nossa ideia de sociedade. Nenhum de nós alguma vez passou por uma situação minimamente semelhante a esta.

Nestes dias em que trabalho com estas pessoas, que olham para ti com olhos bem abertos, sem saber se vão morrer, que se agarram a um sorriso para não pensarem que tudo pode piorar, que estão cientes de que um beijo, uma carícia, um abraço, esbarram com barreiras como luvas, máscaras, batas, etc., a linguagem do olhar tornou-se essencial. Olhos que, acima da máscara, expressam todo essa amálgama de sentimentos que a boca não consegue articular, como a angústia e a incerteza, e também, e por que não, a confiança de que, afinal, tudo passará.

Ver Jesus no outro é uma capacidade que somente a fé em Cristo pode manifestar, e isso, querido Irmão, é algo que está muito presente em mim atualmente. Reconhecer, por detrás do olhar desse doente que me fixa, os olhos do Senhor que sofre faz-me superar a fadiga, a preocupação e a angústia.

Quão bom samaritano se é (quantos há), sem o sabermos. Quantos discípulos de João de Deus, sem os conhecermos! Como é atual o carisma, como é precioso o seu legado!

Obrigado, Irmão, à Ordem, por estar à cabeceira de quem sofre e por permitir que pessoas como eu possam ver Jesus naquela cama.

Como sempre, à sua disposição.

Um abraço forte.

 

Angel Alberto Garcia

Auxiliar de enfermagem da Fundação Instituto São José

Irmãos de S. João de Deus

Madrid, 22 de março de 2020

 
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page