Natal de 2018

Carta Circular do Superior Geral

“O Senhor consola o seu povo” (Is 52,9)

 

A todos os Membros da Família Hospitaleira de S. João De Deus

 

 

Caríssimos Irmãos, Colaboradores, Voluntários e Amigos:

 

Está a chegar o Natal e quero enviar-vos as minhas felicitações e os meus melhores votos de saúde e paz para todos, na comemoração da festa em que Deus se faz homem para iluminar as trevas do nosso mundo, confortar os mais fracos e restaurar a dignidade de todos os seres humanos. É a melhor notícia. Bom Natal!

 

Um dos textos do profeta Isaías que é lido no dia de Natal diz: "Ruínas de Jerusalém, irrompei em cânticos de alegria, porque o Senhor consola o seu povo, com a libertação de Jersualém". É um cântico de alegria e de esperança para todo o povo de Israel que, desterrado, humilhado e reduzido a quase nada, sente que o Senhor não o abandona; pelo contrário, está com ele, conforta-o, acompanha-o e resgata-o. A partir desta experiência do povo judeu podemos explicar o Natal, o mistério da encarnação de Deus, que se faz homem no Menino que nasce no presépio de Belém e é colocado numa manjedoura que lhe serve de berço. Só aí, Maria, sua mãe, pôde dar à luz, porque não encontrou hospitalidade em nenhum outro lugar. O seu nascimento, que encheu os seus pais de alegria, é a grande notícia também para o mundo de hoje. O Senhor nasce no Menino Deus e vem para consolar, acompanhar, resgatar e dar vida ao seu povo, a toda a humanidade. Vamos acolhê-lo com alegria!

 

O Senhor consola o seu povo! É uma bela maneira de expressar o amor de Deus por todos os homens e mulheres. Uma bela maneira de explicar a missão de Jesus Cristo, o Menino de Belém. Não o faz certamente apenas através de discursos e reflexões, mas de factos e a partir da sua própria experiência pessoal. Não nasceu num palácio, nem mesmo numa casa que tivesse às condições mínimas. Diz-nos o evangelista São Lucas que Maria "teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura". Exatamente como continuam a nascer hoje muitas crianças nas mais diversas partes do mundo, muitas delas até mesmo fora das suas terras, devido a situações de pobreza, miséria, doenças, guerras e interesses dos poderosos da terra. Para todas as pessoas, mas especialmente para as crianças, as que continuam a nascer nestas condições e as que sofrem pelas mais diversas causas, que são explorados, marginalizados e excluídas, por qualquer razão, Deus fez-se homem em Jesus Cristo, para as confortar, com o reconhecimento da sua dignidade e a defesa dos seus direitos, vilmente espezinhados pelo egoísmo de muitas outras pessoas, entre as quais poderá estar qualquer um de nós, se não prestarmos atenção. Para essas pessoas, o Menino nascido em Belém é o seu consolador, defensor, a sua luz e a sua vida.

 

Com alegria, vemos como na nossa Ordem aumentam todos os dias as Obras e os serviços sociais destinados a assistir e confortar os marginalizados, as pessoas sem-abrigo, os refugiados que vivem marginalizados e excluídos. Todos são uma expressão viva do Natal e manifestam a humanidade de Deus através da hospitalidade. Lembro-me do Centro Olallo, de Londres, que acaba de celebrar o seu décimo aniversário, do Programa Comida Solidária Partilhada, dos Centros da Venezuela, e dos Centros para Refugiados abertos em Espanha, Itália e noutros países.

 

O Senhor nasce no Natal também para todas as pessoas que sofrem por qualquer tipo de doença, as que vivem em solidão, que são vítimas de guerras e abusos, de todo o género. Jesus Cristo, fiel à sua missão, tinha sempre tempo para elas. Muitas eram por ele curadas e todas eram ouvidas e consoladas. A todas oferecia luz e esperança. Infelizmente, todas essas realidades, e muitas outras, existem ainda hoje no nosso mundo, e a todas as pessoas que sofrem continuam a chegar a luz e o consolo que o Natal nos traz. Essa é a missão que a nossa Ordem recebeu: levar àqueles que sofrem consolação e esperança, através do dom da hospitalidade segundo o espírito de São João de Deus. Muito obrigado a todos os membros da Família Hospitaleira de São João de Deus que todos os dias dedicam o melhor de si mesmos assistindo e confortando os doentes, os pobres e as pessoas necessitadas, em todos os lugares do mundo onde a Ordem está presente.

 

É Natal! Tempo de luz e de consolação que renovará o mundo. Para a nossa Ordem, este ano é também a porta que nos levará à celebração do LXIX Capítulo Geral, sob o lema: "Construir o futuro da hospitalidade". Será um momento precioso para renovar a vida da Ordem e para projetar no futuro a missão que o Senhor e a Igreja nos confiaram, a hospitalidade, para continuar a dar conforto e esperança às pessoas doentes, pobres e necessitadas de todos os tempos e lugares para as quais nasceu o Filho de Belém no Natal. Peço as orações de todos para que o Capítulo Geral seja um momento de discernimento e de escuta do Espírito Santo, para que Ele nos ajude a sermos fiéis ao Senhor e ao espírito do nosso Fundador.

 

Para todos – Irmãos, Colaboradores, Voluntários, Benfeitores e Amigos da Ordem, assim como para as pessoas doentes e assistidas nos nossos Centros – formulo os melhores votos por um feliz Natal e um próspero Ano Novo de 2019. O mesmo desejo para todas as suas famílias. Para todos os Irmãos e Colaboradores que nestes dias estarão ao serviço das pessoas assistidas nos nossos Centros, especialmente no dia de Natal, a minha mais sincera gratidão e o meu reconhecimento, pois, nesses dias, serão eles o rosto visível da hospitalidade de São João de Deus e da consolação que o nascimento do Filho de Deus nos traz.

 

Em meu nome pessoal e da Família Hospitaleira de São João de Deus da Cúria Geral, Irmãos e Colaboradores, desejo a todos um Feliz Natal, cheio de paz e de esperança!

 

 

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page