Instituto S. João de Deus

 

O Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde S. Rafael e Casa de Saúde S. Miguel recebe na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, na Sessão Solene comemorativa do “Dia da Região Autónoma dos Açores”.

A Insígnia Autonómica de Mérito Cívico é uma das Insígnias Honoríficas Açorianas atribuída pela Assembleia Legislativa e pelo Governo Regional dos Açores. A cerimónia terá lugar no Concelho da Calheta (Ilha de S. Jorge) pelas 11h00. 

 

92 ANOS DE HOSPITALIDADE NOS AÇORES

A atribuição destas insígnias pela Assembleia Legislativa e do Governo Regional dos Açores é o reconhecimento de 92 anos de serviço hospitaleiro e dedicação às comunidades das 9 ilhas do arquipélago. As duas casas de saúde assistem cerca de 360 pessoas no âmbito da Saúde mental, reabilitação psicossocial, tratamento de doentes dependentes de álcool e toxicodependência. 200 colaboradores dão, hoje em dia, corpo ao trabalho desenvolvido nas diferentes unidades de internamento (curta, média e longa duração), unidades residenciais intra e extrainstitucionais, unidades sócio-ocupacionais e unidades especializadas no tratamento de pessoas com problemas de adição.

 

PIONEIRISMO DOS IRMÃOS DE S. JOÃO DE DEUS

Em 1927 (Casa de Saúde S. Rafael) e em 1928 (Casa de Saúde S. Miguel), os Irmãos de S. João de Deus garantiram a assistência a cidadãos que padeciam de doenças mentais, numa época em que não existiam estruturas dedicadas para o efeito.

Nos dias de hoje, o serviço prestado pelo Instituto S. João de Deus através destas duas casas de saúde continua na senda do pioneirismo, com reconhecida qualidade e de acordo com o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde e pelos planos regionais de saúde para a área da Saúde Mental.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page