Testemunhas da Hospitalidade: O poder da fé

25 de Outubro: Beatos Braulio M. Corres e Companheiros Mártires

 

Hoje, a nossa família religiosa celebra a Memória Litúrgica dos 95 Irmãos que morreram mártires durante a Guerra Civil em Espanha, em 1936. Com o seu martírio, estes nossos Irmãos mostraram que tinham verdadeiramente encontrado Cristo e recebido dele a graça do martírio de sangue: de facto, a palavra "mártir" deriva do termo grego martyr, que significa "testemunha". Uma testemunha é alguém que presenciou um facto (tendo por isso constatado com a sua presença aquilo que narra ou relata) e que dá testemunho do que presenciou, não por ter ouvido alguém contar o que afirma, ou porque se informou sobre esse facto, ou fazendo-o por dedução pessoal, mas falando por experiência direta.

Cumprindo a sua missão hospitaleira, os nossos Irmãos mártires exerceram a hospitalidade junto dos enfermos com aquele estilo evangélico que imita os gestos de Jesus que presta cuidados, cura e salva. A sua maneira de viver a hospitalidade esteve inteiramente marcada pela missão carismática expressa em gestos concretos de misericórdia e de amor, com a certeza de que todo o gesto feito ao próximo é feito a Jesus: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes» (Mt 25,40).

O aniversário que celebramos não se destina apenas a comemorar o seu martírio, mas pretende recordar a todos nós que viver o carisma de João de Deus é um testemunho de alto valor, não só simbólico, mas também humano e espiritual, que implica igualmente a entrega total, até ao ponto de dar a própria vida por Cristo e pelos irmãos.

Apri Cartaz
Spaziatore
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page