Páscoa de 2021

Carta Circular do Superior Geral

 

Não tenhas medo, ressuscitou!

 

Para todos os Irmãos e Colaboradores, membros da Família Hospitaleira de São João de Deus

 

Neste momento muito especial para todos, envio as minhas saudações pascais a toda a Família de São João de Deus e a todos os seus familiares, bem como às pessoas assistidas nos Centros e Serviços da Ordem, com votos de que o Senhor Ressuscitado a todos encha de alegria e esperança. Feliz Páscoa da ressurreição!

 

Também este ano, em muitas partes do mundo, não poderemos celebrar a Páscoa como era habitual. Como no ano passado, continuamos a viver ainda condicionados por grandes restrições em quase todos os lugares e as nossas celebrações terão de continuar a ser realizadas respeitando as medidas preventivas impostas por causa da pandemia. No entanto, e apesar disso, celebraremos com grande intensidade e alegria a Páscoa, a Ressurreição, a vitória do Senhor sobre o pecado, o sofrimento e a morte.

 

Este ano, ao contrário do ano passado, já vemos a situação com mais esperança, o que é mais um motivo para darmos graças a Deus e a celebrarmos durante a Páscoa. Com a chegada das vacinas, para além de algumas controvérsias, temos a esperança de que em breve a maioria da população esteja imunizada e a pandemia possa ser definitivamente vencida. Assim esperamos e oxalá que as vacinas cheguem a todos os países do mundo, graças à solidariedade e ao sentido humanitário de todas as nações.

 

Durante este tempo, muitas pessoas morreram e muitas situações de sofrimento foram deixadas para trás. À pandemia em termos de saúde devemos acrescentar as pandemias nos âmbitos económico e social, político e ético, espiritual e religioso. São outras pandemias que acarretam outros sofrimentos: o aumento de doenças mentais, a falta de recursos económicos, de emprego, de valores éticos e espirituais que unam todos na busca do bem comum. As consequências da pandemia serão importantes e irão perdurar durante muito tempo. Esta é a Sexta-feira Santa que o nosso mundo vive atualmente devido à pandemia, mas, com ela, existem e coexistem sem dúvida muitas outras experiências de Sextas-feiras santas, Sextas-feiras de sofrimento provocado por outras causas, tais como atos de violência, de abuso, situações de fome e miséria, injustiça, doença, e pela ausência de sentido existencial que muitas pessoas experimentam.

No meio desta situação, a Páscoa convida-nos a confiar e a colocar a nossa firme esperança no Senhor da Vida, que também é solidário com a realidade do sofrimento vivido pelas pessoas no mundo de hoje e que, tendo ressuscitado, vem ao nosso encontro, assim como foi ter com as mulheres, na manhã da Ressurreição: "Alegrai-vos, não tenhais medo, ide e dizei aos meus irmãos e irmãs para irem para a Galileia, lá me verão". N’Ele, nenhuma pandemia e nenhuma outra situação de sofrimento, seja ela qual for, nem a morte, têm a última palavra, porque Ele venceu tudo isso. Não tenhais medo. Alegrai-vos!

 

A nível da Ordem, a situação pandémica quase não se alterou desde a minha última comunicação. Não temos conhecimento de mais contágios, nem de mortes, embora tenham falecido algumas pessoas assistidas em centros da Ordem com unidades da Covid-19. Por enquanto, a situação apresenta-se mais estável a nível clínico e, pouco a pouco, as vacinas estão a chegar a muitos centros e comunidades da Ordem, onde as pessoas já foram vacinadas por pertencerem à categoria de profissionais de saúde. O mesmo está a acontecer nos centros para idosos e esperamos que daqui a alguns meses todos estejam imunizados.

 

As repercussões económicas da pandemia estão atualmente a ser relevantes para muitos centros da Ordem e não conheceremos as suas verdadeiras dimensões enquanto ela não terminar; no entanto, não há dúvida de que algumas das nossas obras deverão enfrentar situações de notável dificuldade.

 

Como sinais de Ressurreição e esperança, gostaria de salientar mais uma vez a dedicação e a grande criatividade que a nossa Família de São João de Deus tem vindo a demonstrar neste tempo para ajudar os doentes de Covid-19. A Ordem compreendeu muito bem o momento de emergência carismática que estamos a viver atualmente. É "a hora da hospitalidade". Comprometeu-se e entregou-se de forma exemplar, segundo a tradição da Ordem e do nosso Fundador, São João de Deus, e continua a manter este compromisso: neste sentido, somos neste momento um sinal de Páscoa, de Vida, porque a hospitalidade evangélica, no estilo de São João de Deus, é geradora de vida e de esperança.

 

Ansiamos com esperança pelo momento em que a pandemia estará ultrapassada e poderemos voltar a realizar as muitas atividades programadas pelo Governo Geral da Ordem, especialmente as que requerem a presença física, que também é muito importante. Estamos a realizar todas as tarefas de forma virtual, à distância. Esperamos que na última parte do ano seja possível retomar as atividades de forma presencial e que os Capítulos Provinciais previstos para o próximo ano possam ter lugar sem dificuldades especiais.    

 

Queira Deus que durante a Páscoa possamos viver a experiência do encontro com o Senhor Ressuscitado que nos enche de luz, de alegria e de esperança, e nos envia a comunicá-la aos outros, na nossa vida quotidiana, sabendo que Ele nos acompanha sempre no caminho, como fez com os discípulos no caminho de Emaús.  

 

Em nome do Governo Geral e de toda a Família Hospitaleira de São João de Deus da Cúria Geral, votos de uma FELIZ PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.

 

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral

 
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page