Natal 2022

Carta Circular do Superior Geral

Paz na terra aos homens do seu agrado(Lc 2, 14)

 

A Todos os Membros da Família Hospitaleira de S. João De Deus

 

Caríssimos Irmãos, Colaboradores, Voluntários e Amigos,

 

Estamos a aproximar-nos do Natal e quero enviar-vos as minhas saudações e os meus votos para que o nascimento do Senhor encha de paz a vida de cada um de vós e das vossas famílias, sobretudo a vida do nosso mundo ameaçado e traído pela marginalização, pela violência e por guerras que infelizmente não cessam.

 

Foram estas as palavras dos anjos que anunciaram aos pastores a vinda do Salvador, na noite de Natal: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do seu agrado. Hoje nasceu-vos um Salvador” (cf. Lc 2, 11,14). Deus não nos abandona nos tempos atuais, cheios de conflitos e guerras no mundo. Encarna-Se, torna-Se um de nós para ser portador de Vida e construtor de Paz, para estar com as vítimas de conflitos, sofrendo e morrendo com elas, mas com a esperança de que a Paz e a Vida prevaleçam sobre a guerra e a morte.

 

Deus faz isso ao nascer pobre, rebaixando-se até ao extremo, para proclamar a dignidade de todas as pessoas, especialmente dos mais débeis. É o maior gesto de Hospitalidade a que alguma vez assistimos. Deus torna-Se homem a partir de baixo, assumindo a nossa condição, nascendo numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria, nasceu como os mais pobres dos pobres. Deus humaniza-Se a si mesmo e declara que todos somos seus filhos, está pronto a dar tudo por nós, até a sua própria vida, como fez. É a Hospitalidade que garante a Vida e a Paz, de que tanto necessitamos. Glória ao Menino que nasce pobre numa manjedoura! Glória a Deus que nos traz a Paz!

 

A Hospitalidade e a Paz andam sempre de mãos dadas, especialmente neste Natal. Neste momento, e sempre, devemos ter presentes na nossa oração e no nosso compromisso pessoal, comunitário e familiar, e da Família Hospitaleira de São João de Deus, todas as pessoas doentes, pobres e que sofrem por qualquer tipo de marginalização, especialmente aquelas que vemos e assistimos todos os dias nos Centros e Serviços da Ordem. Para elas nasce o Senhor, e a elas é oferecido o olhar de um Menino recém-nascido que transmite alegria, ternura, amor e, neste caso, vida e uma companhia que nunca nos abandonará, porque Ele aposta tudo em nós. É como a nova vida que muitas vezes os recém-nascidos dão aos seus avós, com o seu sorriso e a sua vitalidade!

 

Nestes tempos em que têm vindo a aumentar conflitos armados, terrorismo e ambientes agressivos de vários tipos, gostaria de recordar de modo especial a presença da nossa Família de São João de Deus em alguns desses lugares, onde promovem a Paz através da Hospitalidade. Como sabem, existem três situações de conflito em África, e os nossos Centros estão perto ou dentro das áreas em que eles se verificam: Batibo (República dos Camarões), uma situação que se arrasta desde há anos, no sudeste do país, junto à fronteira com a Nigéria: os Irmãos e Colaboradores continuam a marcar ali presença de forma exemplar, oferecendo cuidados de saúde e sociais à população, mesmo pondo em risco as suas próprias vidas. Por outro lado, estão a ocorrer ataques de grupos jihadistas no sul do Burkina Faso, na fronteira com o Benim, onde a Ordem tem dois Centros: um em Tanguietá e outro em Porga, que está a atravessar tempos verdadeiramente preocupantes. O mesmo sucede no norte de Moçambique, onde grupos jihadistas têm feito ataques desde há já algum tempo e entraram na Província de Nampula, onde a Ordem tem uma Comunidade.

 

Além da situação em África, em fevereiro do próximo ano terá passado um ano desde a invasão russa da Ucrânia, com as suas consequências em termos de mortes e destruição, e ainda não sabemos quanto tempo a guerra vai durar ou como irá terminar. Para além dos efeitos deste conflito, a Ordem tem uma comunidade religiosa em Drohobycz, na parte oriental do país. Desde o primeiro dia, os Irmãos decidiram manter a sua presença no meio do povo, prestando ajuda e oferecendo o que têm e o que lhes pode ser enviado graças às várias campanhas organizadas, mas sobretudo através da sua própria presença.

 

São quatro as presenças da Ordem em áreas onde há conflitos e guerras que enchem de sofrimento a vida das pessoas. São quatro presenças que nos dão um testemunho vivo da Hospitalidade evangélica de São João de Deus. Ao acompanharem e oferecerem assistência médica, social e espiritual, apostam na Paz que o Menino de Belém nos traz pelo Natal. É por isso que gostaria de agradecer a todos os nossos Irmãos, Colaboradores e Voluntários pela sua presença nesses lugares, pelo seu compromisso exemplar, mesmo pondo em risco a própria vida. É isto que faz crescer a Família de São João de Deus e, 450 anos após a sua aprovação pela Bula Licet ex debito, ela continua a comover-nos com estes exemplos de Hospitalidade e Paz, expressões do Natal de 2022. Oxalá a Paz chegue este ano a esses e a todos os lugares do mundo! Cada gesto de Hospitalidade e de Paz que realizamos é um memorial do Natal, da presença do Menino Deus no mundo!

 

Desejo a todos vós – Irmãos, Colaboradores, Voluntários e Amigos da Ordem, pessoas assistidas nos nossos Centros e seus familiares, bem como às vossas famílias – um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de 2023. Àqueles que estarão de serviço nestes dias, especialmente no Dia de Natal, os meus sinceros agradecimentos e o meu reconhecimento, em nome de toda a Ordem.

 

Em meu nome pessoal e de toda a Família Hospitaleira de São João de Deus da Cúria Geral, Irmãos e Colaboradores, desejo a todos um Feliz Natal, cheio de alegria! Que a Paz reine nos nossos corações!

 

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral 
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page