Páscoa 2024

Carta Circular do Superior Geral


Ressuscitou, há esperança!


Para todos os Irmãos e Colaboradores, Membros da Família Hospitaleira de S. João De Deus


Depois do caminho quaresmal, estamos a chegar à Páscoa e, por isso, quero enviar a toda a Família de S. João de Deus e a todos os familiares e pessoas assistidas nos Centros e Serviços da Ordem a minha saudação pascal e os meus votos de que o Senhor Ressuscitado faça renascer, em nós e no mundo, a alegria e a esperança. Feliz Páscoa da Ressurreição!


Foi esta mesma mensagem de esperança que também vos propus no Natal passado, por ocasião do nascimento do Filho de Deus, em Belém. Era um tempo difícil, por causa das guerras que não só não terminavam, como aumentavam, e por todas as situações de sofrimento humano. Nesse recém-nascido, porém, estava a semente da vida e, portanto, a esperança.


A vida do Filho de Deus foi decorrendo, desde o seu nascimento, proclamando com palavras e gestos concretos a vida nova que nos oferece, mas nem todos o aceitaram, nem o reconheceram, e menos ainda os que o seguiram. O mesmo acontece também nos nossos dias. De facto, ele acaba por fracassar aos olhos dos homens de tal forma que morre na cruz e, portanto, tudo o que dissemos e esperámos no seu nascimento parece ter sido em vão, pois permanece a situação de sofrimento no mundo. Agora, sim, parece que não há solução. Tudo acaba na cruz!


Parece, mas não é assim. Como diz S. Paulo, "a esperança não engana" (cf. Rm 5, 5), como é confirmado pelas palavras que o anjo do Senhor dirigiu a Maria Madalena e à outra Maria que, ao romper do dia, foram chorar junto do túmulo de Cristo: "Ele não está aqui. Ressuscitou.... Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos... Ele vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis” (Cf. Mt, 28 ss).


O Menino Deus, nascido em Belém e que morreu na cruz, ressuscitou e mantém viva a esperança para toda a humanidade. Esta é a notícia que nos deve encher de alegria e ajudar a superar o pessimismo em que vive a nossa humanidade desorientada, porque o Senhor mantém a promessa: a sua esperança e a sua palavra são fiéis e definitivas (cf. Heb, 10,23), para além dos desafios e dos sofrimentos que o mundo continua a experimentar hoje. O Menino Deus, o Ressuscitado, é o fundamento e a garantia da nossa esperança. Felicidades!


Como todos sabem, estamos no ano capitular e toda a nossa Família de São João de Deus está a preparar-se para este evento que terá lugar em Częstochowa (Polónia), de 15 de outubro a 8 de novembro deste ano. Trata-se de um acontecimento muito importante para a nossa amada Ordem, no qual somos chamados a escutar a realidade do mundo, das pessoas que sofrem, de todos nós que formamos esta Família e, sobretudo, a ouvir a voz do Espírito de Deus, para descobrir o que o Senhor nos pede hoje, em fidelidade ao carisma e à missão que o nosso Fundador, São João de Deus, iniciou e, especialmente, em fidelidade ao Senhor Ressuscitado, que nos envia para sermos testemunhas de que a promessa do Senhor continua viva.


Também nós, por vezes, vivemos situações de pessimismo, de perda, e alguns chegam mesmo a pensar que talvez o fim esteja próximo. Por vezes, temos pouca vontade de nos levantar, de continuar a impulsionar e a apoiar o projeto da Ordem, a vida consagrada à hospitalidade... Poderia parecer que há pouco futuro e sobretudo pouca esperança. Estas atitudes estão presentes em toda a vida consagrada e na Igreja, e também na sociedade em geral.


A alegria do Ressuscitado é uma chamada de atenção para toda a nossa Família de São João de Deus e enche-nos de esperança. Há cansaço, sim, há dificuldades, sim, mas há vida: a vida que recebemos todos os dias do Ressuscitado, que nos convida a renovar as nossas forças e a encher-nos da sua luz. Devemos acolher o Capítulo Geral e vivê-lo como o início de algo novo para a Ordem, para a Igreja e para o mundo. Se escutarmos a todos, e especialmente ao Espírito de Deus, encontraremos novas respostas aos novos desafios que enfrentamos hoje, mesmo que isso implique a necessidade de nos purificarmos, de nos libertarmos do que nos pesa e de abraçarmos corajosamente a novidade. Poderemos dar vida ao sonho que São João de Deus iniciou há quase cinco séculos.


A hospitalidade num mundo em mudança é o lema do LXX Capítulo Geral. Todos nós, na Ordem, somos chamados a fomentar e promover a hospitalidade como expressão clara da ressurreição do Senhor, tornando-nos próximos dos doentes e das pessoas mais vulneráveis que encontramos, para encher de esperança as pessoas, o mundo e todos os membros da nossa Família Hospitaleira. O Deus Menino, o Cristo Ressuscitado, é o nosso fundamento e a garantia que nunca nos desilude.


Peço ao Senhor da Vida, a Cristo Ressuscitado, que o Capítulo Geral seja uma oportunidade para renovar a força carismática da Ordem, com a alegria e a doação sem limites de Jesus, o Bom Samaritano, e de São João de Deus, nosso Fundador. Convido-vos a todos a rezar e a preparar-vos adequadamente para que o Capítulo reavive o espírito e a vida da Ordem.         


Da parte do Governo Geral e de toda a Família Hospitaleira da Cúria Geral, FELIZ PÁSCOA DE RESSURREIÇÃO!

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral 
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page