S. Bento Menni - 160 anos de noviciado
S. Bento Menni, nascido Angelo Ercole, nasceu em Milão a 11 de março de 1841. Deixou o seu emprego como bancário para se dedicar, como maqueiro, aos feridos da batalha de Magenta.
A 1 de maio de 1860 ingressou no noviciado no hospital de Santa Maria d’Aracoeli em Milão, tornou-se professo em 1864 e foi ordenado sacerdote em 1866. Com apenas 26 anos, partiu para a Espanha com a árdua tarefa de fazer renascer a Ordem após o triste período das supressões napoleónicas e dos regimes políticos anticlericais.
S. Bento Menni conseguiu superar inúmeras dificuldades e, sempre convicto das suas boas razões e confortado pela sua profunda comunhão com Cristo e com a Igreja, soube resistir às adversidades e levar adiante a sua fecunda obra de serviço à sociedade e ao reino de Deus. Em dezanove anos, como Provincial, fundou quinze obras e com a sua força e persistência, a família de São João de Deus renasceu também em Portugal e no México.
Foi visitador apostólico da Ordem e também Superior Geral em 1881. S. Bento Menni soube fazer frutificar maravilhosamente algumas virtualidades inerentes à espiritualidade da sua Ordem tornando-se fundador de uma nova congregação de religiosas dedicadas ao cuidado de mulheres com doenças mentais: as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
S. Bento Menni morreu em Dinan, França, em 1914, mas repousa em Ciempozuelos, Espanha. É Santo desde 1999 e, portanto, glória da Ordem Hospitaleira de São João de Deus que tem nele um exemplo luminoso no serviço ao doente identificado com Cristo.