Conclusão da Visita Canónica Geral à Província da Coreia
A Visita Canónica Geral à Província da Coreia, realizada de 24 de agosto a 17 de setembro de 2026, chegou ao fim em Gwangju, sede da Cúria Provincial. O Superior Geral, Ir. Pascal Ahodegnon, realizou a viagem juntamente com o Ir. John Jung, Conselheiro Geral, passando por Seul, Japão, Gwangju e Damyang, e visitou cada comunidade e centro apostólico, acompanhado pelo Provincial, Ir. Francis Kim. O Superior Geral definiu a Visita como «um tempo de verdade e renascimento, de releitura e abundante fecundidade», e expressou a sua profunda gratidão pela extraordinária vitalidade que encontrou na Província.
No dia do encerramento, realizaram-se dois encontros, um com os Irmãos e outro com os Colaboradores. O Superior Geral exortou os Irmãos a reavivarem a chama da vocação hospitaleira, sublinhando que um Irmão Hospitaleiro não é um administrador de estruturas, mas um guardião da dignidade humana. Convidou os Irmãos mais jovens a cultivarem um profundo enraizamento que permita ao Evangelho transformá-los a partir de dentro e recordou aos Irmãos idosos o seu papel como guardiões da nossa memória e testemunhas vivas de fidelidade, pedindo à Província que elabore um plano para os seus Irmãos idosos e doentes.
Na sua intervenção dirigida aos Colaboradores, o Superior Geral deixou claro que a chama do carisma já não repousa apenas sobre os ombros dos Irmãos, salientando que a responsabilidade partilhada entre Irmãos e leigos, como «uma só família», constitui a nossa maior força.
O Ir. Pascal,
Superior Geral, encerrou a Visita Canónica Geral à Província da Coreia
expressando aos Irmãos e Colaboradores o desejo de que «a conclusão da Visita
Canónica Geral possa tornar-se um novo começo», e recordando uma vez mais o
compromisso que todos partilhamos:«Expandamos a Hospitalidade num mundo em
mudança».







