Transladação das relíquias de São João de Deus

28 de novembro

 

Comemora-se hoje, dia 28 de novembro, a transladação das relíquias de São João de Deus da igreja de "Nuestra Señora de la Victoria" para a igreja do antigo Hospital de Granada, que teve lugar precisamente neste dia de novembro de 1664. João de Deus morreu a 8 de março de 1550, em Granada, em casa da ilustre família de Los Pisa, que cuidou dele e o assistiu nos últimos momentos da sua vida terrena. Após as exéquias solenes, na presença de todas as autoridades civis e religiosas e de toda a população da cidade, os seus restos mortais foram colocados na capela de Los Pisa, na igreja de "Nuestra Señora de la Victoria", da Ordem dos Padres Mínimos de S. Francisco de Paula.

Em 1664, encontrando-se o Superior Geral espanhol, Ir. Fernando de Estrella, em visita à Província da Andaluzia, perorou junto do Ir. Francisco Navarro, que era então superior geral dos Padres Mínimos, a causa da restituição do santo corpo. Obtido o consentimento, o P. Estrella envidou esforços também para obter a autorização apostólica, o mais depressa possível. O Bispo de Granada, Mons. José de Argaez, que tinha sido nomeado juiz apostólico da causa, aprovou a deslocação e estabeleceu que a transladação tivesse lugar na sexta-feira, 28 de novembro, às 18.00 horas. No momento da abertura da urna que continha os santos ossos espalhou-se na capela de Los Pisa um perfume suave, sentido por todas as pessoas presentes, que o cronista do evento descreveu como o perfume dos muitos feitos heroicos que João de Deus realizou em benefício de toda a humanidade. 

Vai al dettaglio Reunião Comissão Geral Pastoral Vocacional e Formação
Teve lugar de 25 a 27 de novembro, em Roma, a reunião da Comissão Geral de Pastoral Vocacional e Formação Vai al dettaglio
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page