Apresentação do Projeto do Noviciado Europeu

No passado dia 8 de abril, segunda-feira, teve lugar em Roma, na sede da Cúria Geral, durante a reunião da Região Europa, a apresentação do projeto do noviciado europeu a todos os Superiores Provinciais da Europa.

A comunidade de formação do Noviciado Europeu, constituída pelos Irmãos Luís Marzo (Espanha), Mestre de noviços, Ângelo Sala (Itália), Tymoteus Holozubiec (Polónia) e Damian Horvath (Hungria), acompanhados pelo Ir. Benigno Ramos (anterior responsável pela área da Formação na Cúria Geral), tem-se reunido regularmente desde outubro de 2018 até agora para elaborar o projeto de vida comunitária, o projeto de formação do Noviciado e planificar alguns aspetos económicos e práticos tendo em vista a abertura da Casa onde funcionará o Noviciado, que ficará situado na cidade de Brescia, em Itália.

A formação é um dos pilares fundamentais sobre o qual se alicerça a nossa vida de Irmãos de S. João de Deus. É o meio mais eficaz para se atingir o desenvolvimento pessoal, responder às exigências da vida religiosa atual, assumir a identidade da Ordem e fortalecer a nossa identidade hospitaleira.

Estamos também convictos de que esta Casa de formação interprovincial será uma oportunidade para acolher a pluralidade e a riqueza dos estilos de vida religiosa das diferentes Províncias da Europa. Queremos que seja um projeto sólido e, ao mesmo tempo, flexível, que tenha em conta as necessidades pessoais dos candidatos, a fim de os ajudar a discernir e fortalecer a sua vocação.

Não nos alheamos dos desafios decorrentes deste projeto, nomeadamente a questão da língua ou as diferentes culturas. Para os enfrentar e resolver, julgamos que uma preparação adequada dos formandos e a aprendizagem da língua local irão facilitar uma inclusão mais abrangente e uma melhor assimilação dos conteúdos programáticos e da dinâmica do grupo.

Os jovens formados neste ambiente interprovincial poderão depois mais facilmente compartilhar e trabalhar com os Irmãos de outras Províncias e isso ajudará a fazer um discernimento comum da Ordem, na Europa perante o futuro, e não apenas a nível provincial.

O sucesso deste projeto depende do apoio dos governos das Províncias, da qualidade e continuidade dos programas, da confiança nos formadores e de um adequado acompanhamento individualizado das pessoas. Pensamos que o Noviciado europeu será capaz de transmitir um sentido mais universal e intercultural da formação na Ordem.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page