Projeto europeu SAVE

De 17 a 19 de dezembro de 2019, a Fundação dos Irmãos de S. João de Deuspara a Investigação e a Formação Médica e Social [Fondazione Fatebenefratelli per la Ricerca e la Formazione Sanitaria e Sociale], com sede na Ilha Tiberina, em Roma, recebeu os participantes no projeto de apoio e tratamento de crianças traumatizadas após atos de violência – SAVE [Support and treatment of traumatized children After ViolencE], desenvolvido pelo escritório Hospitality Europe e financiado pela União Europeia. Este projeto envolve três centros da Ordem Hospitaleira, nomeadamente: o Hospital Sant Joan De Déu (Barcelona, ​​Espanha), a referida Fondazione Fatebenefratelli per la Ricerca e la Formazione Sanitaria e Sociale, a Barmherzige Brüder gemeinnützige Krankenhaus GmbH, ou seja, o Hospital dos Irmãos de S. João de Deus sem fins lucrativos de Ratisbona (Regensburg), na Alemanha, além do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, de Roma.

Além de permitir melhorar os conhecimentos e as capacidades dos profissionais de saúde na delicada área da violência contra crianças, o projeto desenvolverá um programa de apoio adequado para responder às necessidades psicofísicas das vítimas e suas famílias. Os hospitais que participam deverão elaborar um protocolo com as autoridades locais de referência para favorecer a denúncia dos casos de violência e facilitar uma intervenção cada vez mais atempada por parte das autoridades judiciais nos respetivos países.

Após a sessão de lançamento do projeto (Kick-Off Meeting), realizada em Barcelona nos dias 17 e 18 de outubro de 2019, o evento que decorreu de 17 e 19 de dezembro, em Roma, consistiu numa ação de formação para formadores, destinado a capacitar nove "formadores" (três para cada país envolvido), os quais podem agora informar e formar sessenta profissionais da área da saúde (vinte em cada país) sobre os temas do projeto.

Os colegas de Ratisbona enfrentaram a questão da abordagem de crianças que foram vítimas ou testemunhas de atos de violência (no caso específico, da população migrante) e ilustraram a legislação europeia relativa aos abusos sobre menores. As neuropsiquiatras e psicólogas do Hospital Bambino Gesù investigaram os aspetos biomédicos, desde os efeitos biológicos do trauma até ao diagnóstico diferencial entre o déficit de atenção/hiperatividade (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH) e o complexo das perturbações por stress pós-traumático (cPTSD). Além disso, explicaram como aplicar instrumentos de avaliação e ativar percursos terapêuticos para famílias em risco, com base no método MacMaster, reconhecido como um dos mais eficazes para lidar com as dificuldades de relacionamento que surgem no âmbito dos núcleos familiares. Por sua vez, as psicólogas e assistentes sociais do Centro Anti Violência para Pessoas Expostas (Fundação Fatebenefratelli – Ilha Tiberina) descreveram o modelo com o qual acolhem, dão assistência e cuidam das pessoas que recorrem a este centro depois de terem sido vítimas de violência.

As equipas colaboraram muito bem e estabeleceu-se um excelente clima de trabalho, o que facilitou o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Para o êxito da iniciativa contribuiu certamente a hospitalidade oferecida pelo Superior da Comunidade do Hospital San Giovanni Calibita-Fatebenefratelli, na Ilha Tiberina, que evocou as etapas fundamentais da longa e rica história deste hospital romano e guiou os participantes na visita aos seus tesouros arqueológicos e artísticos.

O projeto. Que prosseguirá com as atividades já bem programadas para os próximos dois anos, terminará em setembro de 2021.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page