Reuniões digitais da Região Europa

 

Depois do intervalo de verão, recomeçaram as atividades dos grupos de trabalho europeus e do escritório de representação da Ordem em Bruxelas.

Apesar das dificuldades relacionadas com a atual fase pandémica e da impossibilidade de organizar encontros presenciais, as barreiras da distância e da língua foram superadas graças à boa vontade e a uma utilização adequada das novas tecnologias.

A primeira reunião multilingue organizada através da plataforma ZOOM teve lugar na terça-feira, dia 15 de setembro, destinada aos membros do grupo de trabalho europeu para a saúde mental. Naturalmente, entre os assuntos debatidos nesta sessão telemática, o impacto da pandemia nos serviços de assistência psiquiátrica da Ordem Hospitalar teve uma importância primordial: entre os principais problemas referidos, estão a necessidade de garantir a continuidade do atendimento aos doentes, apesar das restrições e das rígidas medidas de segurança, e as formas de depressão relacionadas com a perda ou falta de emprego. O grupo analisou também os temas que, no encontro do início do ano, haviam sido considerados como áreas prioritárias de trabalho, nomeadamente: o combate às dependências, a saúde mental nos postos de trabalho, a continuidade dos cuidados, o combate ao estigma e a sensibilização da opinião pública para o tema da saúde mental. Decidiu-se, portanto, dedicar uma sessão especial ao programa "Saúde Mental Primeiro" [Mental Health First] (tutela da saúde mental nos postos de trabalho), que será coordenada pelos Colaboradores do hospital psiquiátrico da Ordem de Dublin e nela poderão participar também outros profissionais que trabalham na área da Psiquiatria nas Províncias europeias.

No dia 18 de setembro, realizou-se o encontro dos Representantes das Províncias europeias responsáveis pela colaboração com as atividades do escritório Hospitality Europe, em Bruxelas. Também esta reunião se realizou através da plataforma Zoom e permitiu aos participantes ficarem atualizados sobre os projetos da UE em curso de realização nas Províncias e sobre as iniciativas futuras, dependendo de novos concursos europeus. Também neste caso, apesar das limitações das deslocações entre os países e das dificuldades de realizar encontros presenciais, os projetos que envolvem os centros da Ordem continuaram a realizar-se à distância e permitiram experimentar a possibilidade de trabalhar servindo-se de plataformas informáticas, mantendo-se assim uma ligação constante entre os vários países europeus.

O Dr. Galasso foi também moderador de um debate sobre as consequências da emergência do Coronavirus nos serviços para a inclusão social dos grupos mais vulneráveis, no qual participou o responsável pelo grupo de trabalho da Ordem na área socio-assistencial.

O Ir. Joaquim Erra tomou parte em ambas as reuniões e exortou os participantes a enfrentar com tenacidade os próximos meses que, embora marcados pela incerteza, podem ser o início de uma nova forma de trabalho em rede na Região Europa da Ordem Hospitaleira.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page