Projeto MOVE Erasmus+

Primeiro encontro transnacional


Sob o lema, formulado em inglês, The needs assessment as an important tool in motivating vulnerable people” (A avaliação das necessidades como instrumento importante na motivação de pessoas vulneráveis), realizou-se em Granada, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2021, o primeiro encontro transnacional do projeto intitulado MOVE, sigla de "MOtivating patients to Voluntary Physical Exercise”, financiado ao abrigo do programa Erasmus+ (Decisão de subvenção n.º 621951-EPP-1-2020-1-AT-SPO-SSCP). O coordenador deste projeto da União Europeia que surgiu por iniciativa do Escritório Hospitality Europe, de Bruxelas, é o Centro austríaco de Kainbach (Graz), dos Irmãos de S. João de Deus.

 

O objetivo da parceria consiste em criar uma rede de trabalho e no intercâmbio das melhores práticas e abordagens para motivar as pessoas com deficiência ou doenças mentais a aumentarem a própria atividade física, partindo de um conceito holístico de saúde.

 

Com base no pressuposto de que a motivação para o exercício físico é tanto maior quanto melhor forem satisfeitas as necessidades individuais das pessoas assistidas, os parceiros do projeto – a Fundação S. João de Deus (Lisboa), o Istituto San Giovanni di Dio (Genzano di Roma), o Club Deportivo Purísima Concepción (Granada) e o Hospital San Juan de Diós de Santa Cruz (Tenerife) – partilharam e aprofundaram a avaliação que fazem dos critérios de identificação das necessidades psicofísicas dos seus utentes.

 

Além disso, vários peritos locais falaram sobre o tema, entre os quais o Sr. José Antonio Huertas (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Granada e Conselheiro para o Desporto e Finanças), a Sra. Cristina Manzano (Olimpíadas Especiais da Andaluzia), a Sra. Rocío Suárez Corrales (presidente da FANDDI – Federación Andaluza de Deportes para Discapacitados Intelectuales), a Sra. Enca Giménez (administradora da Fundación Granada 1932), o Sr. José Olmo (representante de uma Associação de pais) e o Sr. Manuel Torres-Molina (treinador profissional de futebol em Granada).

 

O encontro caracterizou-se por uma atmosfera cordial, facilitando encontros enriquecedores e debates construtivos.

 

A próxima reunião transnacional terá lugar em Lisboa, em meados do próximo mês de dezembro. 
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page