400 anos dos Irmãos de S. João de Deus na na Baviera

A vossa missão continua


A 11 de novembro de 2022, os Irmãos da Província da Baviera celebraram o encerramento do Ano Jubilar proclamado por ocasião do IV Centenário da presença dos Irmãos de S. João de Deus na Baviera. No ato solene de encerramento participaram cerca de 200 convidados, incluindo o Cardeal Reinhard Marx, o Bispo de Augsburg, Bertram Meier, o Superior Geral da Ordem, Ir. Jesús Etayo, que se deslocou de Roma, e o Primeiro Ministro do Governo da Baviera, Markus Söder. Há exatamente 400 anos, o Duque Wolfgang Wilhelm assinou o ato de fundação do Hospital de S. Wolfgang, a primeira obra da Ordem na Baviera.

 

Cardeal Marx: o que significa ser cristão

 

Na homilia que proferiu durante a solene celebração eucarística de encerramento, o Cardeal Marx afirmou que o Evangelho do Bom Samaritano ensina que é importante não olhar para si próprio, mas para os outros. E, como diz o Papa Francisco, a Igreja deve sair para as periferias. "O que conta é o amor", recordou o Arcebispo de Munique.

 

São João de Deus e os seus sucessores, os Irmãos de S. João de Deus, compreenderam esta verdade. Uma sociedade só será uma boa se incluir os doentes, os idosos, os fracos e os que sofrem. O Cardeal Marx agradeceu aos Irmãos de São João de Deus e aos seus Colaboradores pelo seu compromisso. Ao mesmo tempo, estimulou-os, dizendo: "A vossa missão continua! Isto é importante, porque a vossa missão é "um sinal de encorajamento e de esperança também para as gerações futuras".

 

Primeiro-Ministro elogia o compromisso da Ordem

 

O ato de encerramento propriamente dito teve lugar no Teatro municipal de Neuburg, após a celebração eucarística, e decorreu sob o lema do aniversário: “A Hospitalidade Cria o Futuro”.

 

Durante esta cerimónia, o Primeiro-Ministro da Baviera, Markus Söder, descreveu a Ordem dos Irmãos de S. João de Deus como um marco sólido e fiável na paisagem social e de saúde da Baviera, e gradeceu à Ordem pelo seu compromisso com a Hospitalidade cristã ao lado dos doentes, dos pobres e das pessoas carenciadas.

 

A Província da Baviera: “líder na Europa”

 

Interrogado sobre se a Província da Ordem Hospitaleira na Baviera tinha um lugar privilegiado no seu coração, o Superior Geral, Ir. Jesús Etayo, respondeu primeiro de forma diplomática, afirmando a Ordem tem 17 Províncias e que todas naturalmente colaboram de maneira sinérgica, em conjunto, a nível regional. Mas logo acrescentou que, neste sentido, a Província da Baviera é "líder na Europa".

 

Mais tarde, alguns dos trabalhadores e pessoas assistidas nos centros da Província apresentaram exemplos práticos de como se vive e trabalha hoje nos hospitais e nos institutos dos Irmãos de S. João de Deus na Baviera que acolhem pessoas deficientes.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page